Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:47

Biblioteca Municipal de Campo Maior está fechada e o prédio abandonado há cerca de 2 anos

O aspecto do prédio, que fica no centro da cidade, é de abandono; a biblioteca possui um importante acervo de escritores campomaiorenses

 Biblioteca Municipal Marion Saraiva.

A Biblioteca Municipal Marion Saraiva, situada na Rua Capitão Manoel Oliveira com a Rua Santo Antônio, no centro de Campo Maior, está fechado desde o início da pandemia. Moradores das imediações informaram ao Em Foco que desde meados de janeiro de 2020 não há nenhum movimento no prédio da biblioteca. Olhando para a construção percebe-se que o aspecto é de abandono e as calçadas, que são cobertas com alpendres acabam servindo de abrigo para animais de rua.

No Instagram, o professor e historiador Celson Chaves fez uma publicação em que destaca o abandono da biblioteca. 

No texto, o historiador menciona também o estado de deterioração do prédio do Teatro dos Estudantes, bem como os antigos casarões da Rua Siqueira Campos. Todos em ruínas. Inclusive houve um incêndio em um deles na noite deste domingo (13).

Muitos desses casarões são de propriedade privada atualmente e certamente serão demolidos para dar lugar a novos centros comerciais, como já está acontecendo na Siqueira Campos. O que é uma pena, por conta de todo um legado histórico que vai ficando para trás.

A Biblioteca Marion Saraiva foi criada em 1940, na gestão do prefeito Francisco Alves Cavalcante. São mais de 80 anos de história.

O professor lembra que a Biblioteca guarda um acervo de livros de autores campo-maiorense e piauienses e já foi muito requesitada por pesquisadores de universidades e estudantes das redes municipal e estadual.  Tem acervo de jornais do mais importantes do Piauí e é sempre um local de referência para muitos estudiosos e intelectuais. Já foi visitada por grandes personalidades do mundo da literatura.

O Em Foco entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.

Walton Carvalho

Mais de Cidades