Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:13

Criança ucraniana de apenas 11 anos chega sozinha à Eslováquia

Garoto foi colocado em trem com destino ao país vizinho pela mãe, que precisava ficar em casa. Ele foi acolhido por equipe de voluntários, que oferecerem alimentação e o encaminharam para parentes que moram na Eslováquia.

 Imagens: Reprodução/Twitter

Um menino ucraniano de 11 anos atravessou sozinho a fronteira com a Eslováquia, carregando uma sacola de plástico, seu passaporte e um número de telefone escrito em sua mão, informou neste domingo (6) a polícia eslovaca. 

"Chegou sozinho vindo de Zaporizhzhia porque seus pais tiveram que permanecer na Ucrânia", declarou à AFP a porta-voz da polícia, Denisa Bardyova.

A mãe do menino o colocou em um trem rumo à Eslováquia porque precisava ficar em sua casa para cuidar de sua mãe, que tem necessidades especiais. 

O garoto chegou à Eslováquia no sábado e foi acolhido por uma equipe de voluntários, que ofereceram alimentação. 

"Agradeço muito por terem salvado a vida do meu filho", declarou neste domingo a mulher, Yulia Pisetskaya, em um vídeo publicado no Facebook. "Em seu pequeno país há pessoas com grande coração", acrescentou. 

O exército russo ocupa desde a sexta-feira a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, onde – segundo as autoridades ucranianas – disparos de artilharia provocaram um incêndio. O governo russo, por outro lado, nega ter sido responsável pelo fogo. 

A polícia eslovaca escreveu no Facebook que o menino "ganhou o coração de todos com seu sorriso, sua coragem e determinação, um trabalho digno de um verdadeiro herói".

Os voluntários locais conseguiram fazer contato com alguns familiares do menino na Eslováquia, que vieram buscá-lo e o levaram à capital Bratislava. 

Fonte: G1

Walton Carvalho

Mais de Mundo