Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:57

Presidente ucraniano assina adesão à União Europeia para se proteger da Rússia

Diante do ataque russo, Zelensky pediu que o país se torne membro do bloco imediatamente por meio de um procedimento especial

 Foto: Reprodução twitter (Com informações de Sarah Marsh e Madeline Chambers, da Reuters, e de Eliza Mackintosh, da CNN)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira (28) que assinou um pedido oficial para a Ucrânia ingressar na União Europeia (UE).

Zelensky pediu ao bloco que permita que a Ucrânia se torne membro imediatamente por meio de um procedimento especial pois se defende da invasão das forças russas.

Pelo Twitter, o primeiro-ministro da Ucrânia afirmou que a “esta é a escolha da Ucrânia e do povo ucraniano. Nós mais do que merecemos.”

Pouco antes, o primeiro encontro entre delegações diplomáticas da Ucrânia e da Rússia, que se reuniram na região da fronteira com Belarus, terminou sem acordo.

De acordo com o assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, os representantes retornarão às suas respectivas capitais antes de uma segunda rodada de negociações, informou a agência de notícias RIA.

Os países estão em uma guerra que já persiste há cinco dias, desde que forças russas invadiram o território ucraniano.

Bianca Viana

Mais de Mundo