Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:39

Governo federal comprou livro que ensina crianças a fazerem sexo

A cobra não foi feita pelo Ministério da Educação e Cultura, como foi divulgado pelo deputado Bolsonaro, mas foi pelo próprio Ministério da Cultura

 Fonte: G1

O livro "Aparelho Sexual e Cia - Um guia inusitado para crianças descoladas" teve exemplares comprados pelo governo federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e foi destinados para bibliotecas públicas. A compra ocorreu em 2010, segundo apurou o site G1. O Ministério não negou, mas argumentou que as unidades foram adquiridas dentro do Programa Livro Aberto, que não tem relação com bibliotecas escolares.

 

O Ministério da Educação, em nota, já havia informado não ter qualquer relação com o título. Segundo um vídeo que circula nas redes sociais desde o início de janeiro, o MEC teria distribuído a obra em escolas.

 

De acordo com o MEC, a acusação não procede: o livro não consta nos programas do governo de distribuição de materias didáticos. Por sua vez, o Ministério da Cultura também afirma que a compra teve como foco bibliotecas de uso geral. Lançado em 2004, o programa tinha como meta zerar o número de cidades sem bibliotecas.

 

Um dos vídeos compartilhados nas redes mostra um discurso do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Nas imagens, ele afirma que a obra é uma "coletânea de absurdos que estimula precocemente as crianças a se interessarem por sexo. É uma porta aberta para a pedofilia". Ele cita também políticos do Partido dos Trabalhadores (PT). "É o livro do PT, livro do Lula e da Dilma Rousseff."

 

Bolsonaro diz, na filmagem, que o governo teria comprado milhares de unidades do livro e as distribuído em escolas públicas. "É uma grana para os companheiros e fica pervertendo seu filho na sala de aula. Para que o filho de pobre, na escola pública, não aprenda nada e seja apenas um beneficiário do Bolsa Família."
 
 

O mesmo boato já havia circulado, de acordo com o MEC, em 2013, quando foi necessário explicar que não havia recomendação do ministério sobre o livro, tampouco ele constaria no Programa Nacional do Livro Didático e no Programa Nacional Biblioteca da Escola.

 

"Aparelho Sexual e Cia - Um guia inusitado para crianças descoladas" foi escrito por Zep, pseudônimo do autor suíço Phillipe Chappuis, e publicado em mais de 10 idiomas, com 1,5 milhão de exemplares vendidos no mundo. No Brasil, ele foi lançado em 2007 pela editora Companhia das Letras.

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Política