Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:21

Canal de culinária do Rio de Janeiro visita Campo Maior (PI) para conhecer a famosa 'Carne de Sol'

O programa também buscou explicar um pouco da história e os porquês do costume de expor carnes ao sol em Campo Maior

 

O canal Rio4fun, um dos mais renomados canais de culinária do Brasil, esteve, nesta quarta-feira (08), visitando o município de Campo Maior, Norte do Piauí, para provar a melhor carne de sol do Brasil. A visita fez parte da série “Sabores do Nordeste”, que, no Piauí, também já exaltou pratos da cozinha de Teresina e de Barra Grande.

Guilherme Camocardi, um dos proprietários do canal, de início ressaltou sobre as peculiaridades do comércio da carne de sol campomaiorense, que, em muitos estabelecimentos, é vendida a céu aberto:

“Essa aqui é uma cidade que respira carne de sol. E é bem interessante porque é a capital da carne de sol devido a força do gado nessa cidade no estado do Piauí. Também é interessante que quando você passa aqui de carro, nessa estrada, você começa a avistar açougues a céu aberto com mantas gigantescas de carneiro, carne de sol”, disse.

O programa também buscou explicar um pouco da história e os porquês do costume de expor carnes ao sol em Campo Maior:

“Por volta do século XVII, segundo pesquisas na internet, fazendeiros portugueses tinham uma rota saindo da Bahia em direção a São Luís do Maranhão e eles perceberam que essa região aqui era muito propícia para a criação das fazendas e do gado… E era assim que eles armazenavam as carnes. Não tinha eletricidade na época, então elas eram expostas em formas de varal no sol, temperadas só no sal para conservar”, explanou.

Guilherme, ao final do programa, fez questão de ir a um dos lugares mais tradicionais da cidade, a Churrascaria O Manoelzinho, que fica localizada às margens da BR-343, para acompanhar a produção dos pratos derivados da carne de sol, como a paçoca e a Maria Isabel, e alguns outros.

Natural do Rio de Janeiro, Guilherme se mostrou encantado com a culinária campomaiorense e colocou a carne de sol da cidade no “top 3” do Brasil quando se fala em sabor.

COM INFORMAÇÕES: CIDADE VERDE

Bianca Viana

Mais de Cidades