Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:02

THE: Sem energia, vizinhos de um hospital fazem 'gambiarra' para manter respirador de criança ligado

Ocorrência não atingiu outros imóveis na região, apenas o hospital, por isso vizinhos se mobilizaram, ligando extensões, para garantir que uma criança dependente de aparelhos pudesse sobreviver.

 

O Hospital Municipal da Criança, localizado no antigo Hospital do Parque Piauí, Zona Sul de Teresina, ficou sem energia elétrica na noite de sexta-feira (3) e vizinhos tiveram que fazer uma 'gambiarra', ligando extensões, para manter os aparelhos de uma das pacientes ligado. O fornecimento só foi restabelecido às 12h45 deste sábado (4).

Procurada pelo g1, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) afirmou que houve uma falha técnica no gerador do hospital e que a transferência da paciente foi providenciada. Leia o comunicado na íntegra ao fim da reportagem.

Também procurada, a Equatorial Piauí, empresa responsável pelo fornecimento de energia, informou que ao tomar conhecimento do fato enviou equipe ao local para identificar as possíveis causas da ocorrência, que não atingiu outros imóveis na região, apenas o hospital.

“Foi constatado defeito interno nas instalações do quadro de reversão que alimenta o gerador da unidade. A Direção do Hospital foi acionada e informou à empresa que já estava ciente da necessidade dos ajustes”, explicou a Equatorial no comunicado. Leia a íntegra ao fim da reportagem.

O ambientalista Dionísio Carvalho esteve no local, registrou o ocorrido em fotos e vídeos (assista acima) e falou com pessoas no hospital.

“Além do caso dessa criança que iria ficar sem ar se não fossem os vizinhos se mobilizarem para ligar extensões e levar energia até o hospital, crianças também ficaram sem medicação, porque os profissionais não podiam aplicar no escuro”, relatou.

Veja abaixo as notas da FMS e da Equatorial na íntegra:

Nota FMS

A FMS informa que, na noite de ontem (03) houve um problema no fornecimento de energia para a região do Parque Piauí. Para não deixar a população desassistida, o Hospital da Criança acionou imediatamente o gerador disponível no local, porém ele apresentou uma falha técnica, que foi prontamente resolvida. Assim que surgiu o contratempo, um paciente dependente de oxigênio que estava internado no local foi transferida para o hospital do Promorar, de forma que não foi desassistido em nenhum momento.

Nota Equatorial

A Equatorial Piauí informa que não houve nenhuma reclamação registrada nos canais oficiais da distribuidora nesta sexta (3) ou sábado (4), sobre falta de energia no Hospital Municipal do Parque Piauí, zona Sul da Capital. Após tomar conhecimento do fato, pela imprensa e redes sociais, a distribuidora enviou equipes em caráter emergencial ao local para identificar as possíveis causas da ocorrência individual afetando a unidade e se havia alguma providência que necessitasse de suporte da empresa.

No hospital, foi constatado defeito interno nas instalações do quadro de reversão, que alimenta o gerador da unidade. Logo após o retorno das equipes quanto ao problema verificado, a Direção do Hospital foi acionada pelo Centro de Operações Integrado da Equatorial, e informou à empresa que já estava ciente da necessidade dos ajustes internos. Após a normalização do defeito pelos técnicos do hospital, o fornecimento de energia foi restabelecido às 12h45.

FONTE: G1 PIAUÍ

Bianca Viana

Mais de Brasil