Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:16

Educação: Como foi o primeiro dia de prova do ENEM 2021?

Nesta reportagem veremos um pouco mais sobre como foi o primeiro dia de provas do ENEM e os acontecimentos mais marcantes no primeiro dia da edição de 2021 do exame.

 

No último domingo, 21, foi realizado em todo o Brasil o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Neste primeiro dia, os candidatos inscritos precisaram resolver 90 questões objetivas, divididas em 45 de cada frente disciplinar e, também, uma redação.

Portanto, nessa última semana diversos alunos de todo o Brasil passaram noites buscando as melhores citações para redação por tema do ENEM, enquanto professores passaram também noites em claro tentando predizer o tema da prova de redação.

Nesta reportagem veremos um pouco mais sobre como foi o primeiro dia de provas do ENEM e os acontecimentos mais marcantes no primeiro dia da edição de 2021 do exame.

 

Professora da Rede Estadual de Ensino do Ceará acerta o tema da redação


 


 

Este foi o caso de uma professora da Rede Pública Estadual de Ensino do estado do Ceará, que em um exercício com seus alunos sugeriu um tema que, por ventura, viria a ser o tema da prova aplicada no domingo.

 

Núbia Rocha, professora no distrito de Santana do Acaraú, no interior do estado, discutiu com seus alunos do terceiro ano do ensino médio a questão da invisibilidade social por falta de documentos pessoais.

 

O tema, de acordo com reportagem publicada no G1, foi discutido em sala de aula pela professora com seus alunos duas semanas antes da prova.

 

Na íntegra, o tema foi invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. 

 

Ainda segundo a reportagem do G1, Núbia sempre busca estimular o hábito da leitura e da escrita em seus alunos, acreditando no potencial destas duas ferramentas na trajetória profissional e pessoal de cada um. Confira mais algumas dicas de redação.

 

De modo que, sabendo as melhores palavras para usar na redação, você está preparado para sua prova como um todo, levando a importância dela durante a correção da prova.

Dançarino da periferia de São Paulo é homenageado na prova

 

 

Uma das noventa questões dos cadernos do primeiro dia de provas do ENEM continha o seguinte enunciado:

‘’A forma original de John Lennon da Silva reinterpretar A Morte do Cisne demonstra que:’’

A questão fazia parte do caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, e dizia respeito a uma reportagem publicada no veículo Correio Braziliense.

A reportagem em questão destacava a performance de um dançarino que usou da dança de rua para recriar uma versão de A Morte do Cisne, uma tradicional coreografia do balé clássico.

Além de notícia no Correio Braziliense, John Lennon da Silva realizou esta apresentação no programa Se Ela Dança, Eu Danço, que foi o principal responsável por sua viralização naquele momento.

Hoje gerente de vendas, John Lennon se diz lisonjeado e feliz pela boa lembrança e também pelo reconhecimento de sua arte.

A presença de Admirável Gado Novo ao longo da prova

 

 

Apesar destas duas situações icônicas, certamente o que mais chamou atenção dos inscritos foi a presença de um clássico de autoria de Zé Ramalho enquanto faziam o caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Além da canção de Zé Ramalho, outros clássicos de Gonzaguinha e de Chico Buarque também marcaram presença na prova.

Imediatamente, diversos internautas e até inscritos relacionaram a presença da canção como uma crítica direta ao governo atual do presidente Jair Bolsonaro.

O autor de clássicos como Avôhai e Chão de Giz, contudo, afirma que pensava na situação de nordestinos que deixavam sua terra em busca de melhores oportunidades de vida, ao escrever a canção.

No entanto, desde o seu lançamento a música foi vista como uma alfinetada direta ao movimento de ditadura militar, visto que na canção era retratado, também, o movimento de massas.

Segundo especialistas, o ar político da música se mostra também em seu título, sendo uma referência direta da clássica obra distópica de Aldous Huxley; Admirável Mundo Novo.

 

Considerações finais

 

A edição deste ano do ENEM tratou temas como:

 

  • Racismo

  • Erotização do corpo feminino

  • Emancipação feminina

  • Escravidão

  • Aumento da população carcerária

  • Predominância de jovens negros entre os presos

 

Mostrando-se uma das edições mais progressistas dentre todas as já realizadas pelo INEP. No domingo desta semana, 28, acontecerá o segundo dia de provas com mais noventa questões.


 

Da Redação

Mais de Cultura