Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:53

Moradores abandonam casas após incêndios avançar na mata no Piauí

O fogo avançou rapidamente em direção as casas e queimou todas as cercas das residências e plantas nos quintais.

 Com informações: Meio Norte

Moradores do bairro Campestre, no município de Valença do Piauí (228 km de Teresina), passaram por momentos de sufoco e desespero na manhã deste sábado (04), após um incêndio em uma região de mata, que já dura uma semana, ter avançado na direção de diversas residências. 

Em entrevista, o Comandante da brigada municipal de Valença do Piauí, Alexandre Nunes, explicou que o caso aconteceu por volta das 10h30 da manhã de hoje, onde a população acabou entrando em desespero e abandonando as residências. 

“O fogo atingiu o quintal de uma residência, queimou cajueiros e teve perda de madeiras compradas para o telhado. A população entrou em desespero e abandonou suas casas. O fogo só não atingiu a residência porque a brigada chegou no local. Fogo de origem desconhecida, provavelmente um princípio causado por uma ação criminosa ou algum  descuido”, informou. 

Ainda segundo o comandante, o fogo avançou rapidamente em direção as casas e queimou todas as cercas das residências e plantas nos quintais. “Queimou muita vegetação local e foi em direção a pista que é exatamente onde as casas ficam. E por pouco não atingiu animais que estavam presos (porcos e galinhas)”, reiterou. 

Pouca equipe para muita demanda

Para a reportagem, o comandante Alexandre Nunes desabafou sobre a precariedade e a falta de apoio em que a brigada local sofre. Segundo ele, a equipe, composta por apenas 7 brigadistas, não conta com um veículo para atender as ocorrências, que nesse período do ano, tendem a aumentar.  

“Meu amigo, nós não temos apoio. Não temos carro. Não temos material para trabalhar. Eu estou a 14 dias sem descanso. A nossa brigada começou atuar em maio com incêndios. No mês de agosto foi o maior número de queimadas de grandes proporções já registradas na região. Iniciou o mês de setembro com tudo pegando fogo. São de 4 incêndios por dia.”, chamou atenção. 

 

Bianca Viana

Mais de Brasil