Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:13

Ciro × João Vicente × Rafael Fonteles: Inicia a corrida ao Palácio de Karnak

 

Falta pouco mais de um ano para as eleições estaduais do próximo ano, e as movimentações nos bastidores da política piauiense começam a se intensificar em torno dos possíveis candidatos, que devem pleitear o maior cargo administrativo do Estado. A previsão é que teremos uma disputa semelhante a nacional. 

Entre os já conhecidos pretendentes ao palácio de Karnak, Ciro Nogueira (PP) e Rafael Fonteles (PT) despontam como francos candidatos a protagonizarem as eleições até o momento. Na linha de frente, as duas pré-candidaturas aparecem indicando, à exemplo do cenário nacional, uma forte polarização em 2022.

Oficialmente, somente o presidente nacional do Progressistas, o senador Ciro Nogueira, confirmou a pré-candidatura ao governo do Estado. No entanto, o atual secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, foi nomeado coordenador do programa Pró-Piauí, e segue cumprindo agenda intensa de visitas com inaugurações e anúncios de obras nos municípios do interior, onde seu líder, Wellington Dias (PT), mantém um forte reduto eleitoral.

O partido de Ciro Nogueira atingiu uma marca de 84 prefeituras nas últimas eleições municipais, o que devia garantir uma folga e tranquilidade ao postulante. Entretanto, alguns dos prefeitos eleitos pela sigla, sobretudo de municípios interioranos, ainda não decidiram se vão embarcam com Ciro contra o PT. Além disso, a base do atual mandatário WD, que conta com PT, MDB, PSD e mais recentemente com PSB, soma 103 prefeituras. Outras siglas ainda não fecharam questão por nenhum dos supracitados.

Embora seja esperada uma concentração das atenções dos eleitores em uma via de mão dupla, declarações recentes do ex-senador João Vicente Claudino (PTB), podem mudar o rumo da disputa. Após ser alfinetado positivamente pelo ex-prefeito da capital Teresina, Silvio Mendes, JVC reforçou que pode vir a ser candidato, pela oposição, no próximo ano. Caso se concretize, Silvio é apontado como seu possível vice na chapa majoritária.

Pela oposição, o ex-aliado do PT de Wellington Dias, Ciro Nogueira, embora já tenha se declarado pré-candidato, não descarta a possibilidade de desistir de sua candidatura para apoiar o petebista Claudino.

Além dos nomes já citados acima, Gessy Fonseca, presidente do PSC estadual, também já se colocou como possivel candidata ao Governo do Estado no próximo ano. A jovem que alcançou o terceiro lugar na disputa pela Prefeitura da capital do Piauí, já iniciou uma corrida na busca de conseguir o apoio do atual prefeito de Teresina, Dr.Pessoa (MDB), de quem faz parte da gestão como secretária municipal de Economia Solidária.

Apesar dos pré-candidatos já anunciados, vários outros nomes devem surgir com o passar dos meses e com a proximidade do pleito do ano vindouro.

Alecio Rodrigues

Mais de Política