Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:38

Secretária de saúde de Beneditinos (PI) afirma que não há déficit na vacinação contra a Covid-19

O esclarecimento veio após um ranking ser divulgado mostrando que o município estava atrasado em relação a vacinação

 Com Informações: Cidade Verde

A Secretaria Municipal de Saúde de Beneditinos, a 91km de Teresina, afirmou nesta segunda-feira (28) que a vacinação contra a covid-19 segue na cidade sem nenhum déficit. A gestão municipal contestou informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado. Segundo dados divulgados pela Sesapi na semana passada, Beneditinos estaria entre as cidades que menos vacinou no estado.

“O município de Beneditinos, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a campanha de imunização contra a covid-19 segue normalmente, sem qualquer déficit na vacinação. Nosso município foi o único do Piauí que imunizou 100% do público acima de 60 anos exclusivamente em domicílio, evitando a exposição dos nossos idosos nas UBS, hospital e postos de vacinação”, informou a prefeitura em nota.

De acordo com a gestão municipal, quando os dados foram divulgados, Beneditinos já estava com 82,58% das doses aplicadas com a atualização no painel epidemiológico da Sesapi. “Não havendo qualquer déficit na aplicação, conforme amplamente divulgado”, ressalta a prefeitura.

A prefeitura questiona ainda a tabela divulgada pela Sesapi onde Beneditinos aparece no topo, como se fosse uma das cidades que menos vacinou. “A ordem cronológica não foi utilizada, em que Beneditinos aparecia em primeiro lugar com 48%, induzindo a opinião pública a erro, bem como, originou procedimento aberto pelo Ministério Público para apuração dos fatos erroneamente divulgados”, informou o município.

A prefeitura disse ainda que não recebeu a quantidade de 4.983 doses, como foi divulgado pela Sesapi.

ENTENDA O CASO

 

No dia 22 de junho, foi divulgado o ranking das cidades com maior e menor aplicação de vacinas contra a Covid-19 no Piauí, desde o início da campanha de imunização no estado.

Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Em primeiro lugar com maior percentual de aplicação está a cidade de São Félix do Piauí, com 99,3% de aplicação das doses recebidas. Já a cidade com menor percentual de aplicação é Corrente, com aplicação de 30% do total de doses recebidas.  O percentual é calculado com base na quantidade de vacinas recebidas e aplicadas no município, considerando a primeira e a segunda dose. 

Na campanha nacional de imunização, o Ministério da Saúde envia os lotes das vacinas aos estados, que são responsáveis em distribuir aos municípios. A aplicação das vacinas é de responsabilidade dos municípios. 

As regionais de saúde com maior aplicação de vacinas recebidas pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde foram de Fronteiras (91%), Amarante (87%) e Teresina (86%).
 

Dados

O Piauí já recebeu do Ministério da Saúde 1.694.079 doses de vacina. A Sesapi já distribuiu aos municípios 1.558.062 doses. Pelos dados, os municípios já aplicaram 878.920 vacinas na primeira dose e 319.707 vacianas na segunda dose. Com os municípios há 359.435 vacinas para aplicação de primeira e segunda dose. 

No momento, a Sesapi possui 134.017 doses de reserva para a segunda dose e 2.000 de reserva técnica de segurança. Ao todo, 26,78% da população do estado recebeu a primeira dose. Somente 9,75% da população recebeu a segunda dose do imunizante. 

Veja nota de esclarecimento da Secretária de Saúde:

Bianca Viana

Mais de Geral