Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:11

Polícia deflagra operação contra lavagem de dinheiro e cumpre mandados em Teresina

Além da capital piauiense, também foram cumpridos mandados nos municípios maranhenses de Timon e Caxias

 Com informações: G1/PI

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta quinta-feira (10), mandados contra pessoas físicas e jurídicas em Teresina, como parte da Operação Mormaço, deflagrada em conjunto pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) dos Ministérios Públicos (MPs) do Piauí e Maranhão.

De acordo com o Gaeco-PI, o objetivo da operação foi desarticular uma facção com atuação interestadual descoberta após investigações iniciadas há cerca de um ano pelo Gaeco do Maranhão.

Segundo o MP, essas investigações comprovaram que a organização criminosa tem um sistema de lavagem de dinheiro sofisticado, com a utilização de empresas para o escoamento dos valores resultantes de negócios com o comércio de drogas ilícitas, armas de fogo, veículos e peças de automóveis, além de outras atividades.

“Por meio de alguns investigados e de pessoas ligadas a eles, o dinheiro era aplicado em agências de veículos, arenas esportivas e aquisição de imóveis, além de outros segmentos empresariais. Essa manobra financeira tinha a clara intenção de dificultar o rastreamento dos valores”, informou o órgão em nota.

Com base nessas provas, o Gaeco do MA solicitou à Justiça o sequestro de bens móveis e imóveis avaliados em aproximadamente R$ 8 milhões, além do bloqueio de ativos financeiros diversos. “As investigações detectaram movimentações de ativos dos investigados que chegaram próximo aos R$ 90 milhões", afirmou o órgão.

Além da capital piauiense, também foram cumpridos mandados nos municípios maranhenses de Timon e Caxias.

Ainda conforme o MP, a Operação Mormaço tinha alvos em comum com a Operação Hesíodo, deflagrada pela Polícia Federal (PF) também na manhã desta quinta-feira (10) e que cumpriu mandados em Teresina, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa responsável por tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro.

Fellipe Portela

Mais de Polícia