Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:54

Funcionária da SMS de Campo Maior (PI) contrai Covid-19, mesmo após ter tomado 2 doses de vacina

 Imagem: Reprodução

Cristina Almeida, de 59 anos, é funcionária de Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Maior, na área de serviços gerais. A mulher está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), após contrair a covid-19, mesmo após ter tomado duas doses da vacina CoronaVac, imunizante contra a covid.

Segundo informações da família, Cristina tomou a primeira dose da vacina no dia 28 de janeiro de 2021, e a segunda dose, no dia 26 de fevereiro, dentro do tempo considerado necessário entre uma aplicação e outra.  

No último dia 14 de maio Cristina apresentou sintomas de gripe. Já no início dessa semana ela deu entrada no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), mas precisou ser entubada e foi transferida para a UTI do Hospital de Urgência de Teresina. A mulher é hipertensa e o estado de saúde é grave. Familiares pedem orações.

Ao Em Foco, a Gerente da Atenção Básica da SMS de Campo Maior, Eryca Silva, informou que Cristina tomou as doses no intervalo de 28 dias, e que é preciso um tempo certo para que haja o desenvolvimento da imunidade necessária. “Alguns estudos mostram que a proteção só acontece somente entre duas e quatro semanas depois da aplicação da segunda dose. Vale ressaltar que nenhuma vacina é 100% eficaz ao coronavírus”, comentou Eryca.

A gerente ainda reforçou a necessidade de continuar com os cuidados necessários de prevenção ao vírus como: o uso de máscaras, evitar aglomeração, distanciamento social e higienização das mãos com álcool 70%.

Fellipe Portela

Mais de Cidades