Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:30

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles é alvo de operação da Polícia Federal

Polícia Federal cumpre mandados de busca no âmbito de uma investigação sobre exportação ilegal de madeira para a Europa e os Estados Unidos.

 Com Informações: DW

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal, que ocorre nesta quarta-feira (19) após meses de investigação sobre exportação ilegal de madeira para a Europa e os Estados Unidos. Além de endereços ligados ao ministro, os agentes estiveram também na sede do Ministério do Meio Ambiente.

A Operação Akuanduba apura se agentes públicos e empresários do ramo madeireiro teriam praticado crimes de corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e facilitação de contrabando. A Polícia Federal cumpre 35 mandados de busca no Distrito Federal, São Paulo e Pará.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou os mandados de busca e determinou o afastamento de dez agentes públicos que ocupam cargos de confiança no ministério e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Operação

As investigações iniciaram em janeiro, segundo a Polícia Federal, a partir de informações "obtidas de autoridades estrangeiras" que noticiavam um "possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira".

Bianca Viana

Mais de Brasil