Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:21

Enem 2021 será aplicada no primeiro semestre de 2022, segundo INEP

A prova deverá ser adiada para janeiro ou maio de 2022

 Com inofrmações: Diário do Nordeste

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, informou, nesta quinta-feira (13), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será mais aplicado neste ano. As informações são do colunista Ancelmo Gois, do O Globo. 

Conforme a apuração do jornalista, Danilo teria comunicado aos membros do Conselho Nacional de Educação que a prova ocorrerá em janeiro ou fevereiro de 2022 sob a justificativa de falta de tempo e orçamento.

Por meio da assessoria de imprensa, o Inep negou o adiamento do Enem e enviou à reportagem do G1 um áudio que seria do presidente do órgão durante a reunião citada. Voz atribuída a Dupas Ribeiro afirma que o "Enem está em processo de planejamento".

Na quarta-feira (11), o Inep já havia publicado uma portaria na qual sinalizava que as metas para este ano não incluíam a aplicação do Enem. 

O documento informa que as metas foram elaboradas a partir da análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). No texto, assinado por Danilo Dupa, a instituição cita o "planejamento e preparação técnica" para o Enem 2021, mas não menciona a aplicação do exame. 

PROVA DO ENEM 2020 SÓ OCORREU EM 2021

Devido ao avanço da pandemia da Covid-19, e em meio a constantes polêmicas e adiamentos, o Enem 2020 só foi realizado em 2021, nos últimos dias 17 e 24 de janeiro.

No Ceará, cerca de 320 mil candidatos se inscreveram para o exame, que foi marcado por preparação desigual de estudantes e consequências do novo coronavírus.

Print do DOE

Bianca Viana

Mais de Concursos