Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:29

Piauí registra 1ª infecção causada pelo vírus Oropouche, transmitido por mosquitos

O principal mosquito transmissor da doença é o Culicoides paraensis, mais conhecido como “maruim”.

 Com informações: G1 PIAUÍ

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) recebeu exames indicativos de infecção pelo vírus Oropouche em um paciente internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) em janeiro deste ano. Os exames realizados no Instituto Evandro Chagas, no Pará, confirmaram a doença.

A investigação epidemiológica da FMS indicou que o paciente foi infectado em Teresina. O principal mosquito transmissor da doença entre os seres humanos é o Culicoides paraensis, mais conhecido como “maruim”. As medidas de prevenção consistem em se evitar a proliferação e o contato com mosquitos, à semelhança dos cuidados contra a dengue.

A febre Oropouche é uma arbovirose, ou seja, virose transmitida por mosquitos, que apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, embora com risco bem menor de complicações hemorrágicas e de morte. Raramente, os casos podem ser complicados por meningite de padrão viral (benigna).

A doença já causou surtos e epidemias em vários estados brasileiros, especialmente da região amazônica. A doença pode ocorrer de forma esporádica (casos isolados) ou na forma de surtos ou epidemias.

A Gerência de Zoonoses (GEZOON) da FMS já realizou as ações de vigilância entomológica, por meio da captura vetorial (mosquitos) no entorno da residência do paciente, para classificação, identificação e detecção viral nos mesmos.

Sintomas

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo e nas articulações.
  • Em alguns casos, o paciente pode apresentar vômitos

Tratamento

Não tem tratamento específico, só sintomático: tratar a febre, as dores musculares. Não existe, dentro do que se conhece até o momento, sequelas.

 

 

 

Bianca Viana

Mais de Saúde