Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:22

Vereador Zacarias aciona MP contra João Félix por atraso salarial em Campo Maior (PI)

O parlamentar também relatou ao MP, sobre a má atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no combate a covid-19.  

 Vereador Zacarias Neto (PSL) - Foto: Em Foco

O vereador de Campo Maior, Zacarias Neto (PSL), apresentou ao Ministério Público do Piauí (MP-PI) na última segunda-feira (19/04), dois ofícios onde aponta irregularidades na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) Campo Maior, em relação a atrasos no pagamento de professores efetivos e de servidores da área administrativa da pasta, referentes ao mês de dezembro de 2020. Também relatou ao MP, uma má atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no combate a covid-19.  

EDUCAÇÃO

Segundo o parlamentar, em três oportunidades que foi até a SEMED, buscar respostas sobre os pagamentos dos servidores, a secretaria relatou dificuldades de recursos e falta de fluxo de caixa, e também que havia um impedimento na utilização dos recursos do FUNDEB, para o pagamento de despesas referentes a salários de 2020.

Porém, de acordo com o vereador, contam no portal da transparência, que a Educação de Campo Maior, recebeu em 2021, valor na ordem de R$ 1.135.244,00 (Um Milhão, cento e trinta e cinco mil, duzentos e quarenta e quatro reais), referentes a complementação do União, somado ao valor do Piso do FUNDEB de 2020.

Junto ao que já repassados em 2021, a pasta recebeu recursos da mais de R$ 8 milhões e meio de reais. Diante disso ele pede uma intervenção do MP-PI para buscar o compromisso de pagamentos dos salários em atraso.

SAÚDE

Zacarias também apresentou denúncias de irregularidades na ação que vem sendo desempenhada pela Secretaria Municipal de Educação (SMS), no que diz respeito ao combate à pandemia da covid-19 em Campo Maior.

O vereador solicitou que o MP realize uma visita ao centro de testagem (Centro COVID) localizado no centro da cidade, onde segundo relatos do parlamentar, existem falhas no atendimento do local.

Foi relatado que pacientes testados positivo para a covid-19, ficam misturados com pacientes que ainda aguardam resultados de testes, em um ambiente não arejado e que não permite a separação de quem está ou não com a doença. Além de profissionais estarem usando equipamentos individuais inadequados, e ainda a não existência de protocolo de acompanhamento de pacientes acometidos.

Os problemas foram relatados pela população no local e confirmados pela coordenação do Centro Covid. O acompanhamento do MP seria para garantiri a melhor prestação do serviço à população.

OUTRO LADO

O Em Foco tentou contato com a secretária de Educação de Campo Maior, Maria José Félix, mas não obteve resposta. A secretária municipal de Saúde Dorilene Vidal também foi procurada, mas a mesma não deu resposta.

Fellipe Portela

Mais de Cidades