Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:03

Firmino Filho pediu orientação de como tirar licença médica, diz chefe do TCU no Piauí

 

O secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Piauí, Luís Emílio Xavier dos Passos, confirmou ao portal Cidadeverde.com que o ex-prefeito Firmino Filho chegou a pedir orientação de como requisitar licença médica. O chefe do TCU no estado informou que todos os funcionários estão abalados e que Firmino Filho foi um dos mais assíduos e presentes servidores do Tribunal.

“O TCU ficou muito animado com seu retorno, porque ele trazia a visão de um gestor e é importante essa experiência. Tínhamos certeza que daria sua contribuição. Ele se apresentou no dia 18 de janeiro e vinha trabalhando muito. Era um dos mais assíduos e presentes auditores. Uma grande perda para o tribunal e para o Piauí”, disse Luis Emílio.

Firmino ingressou nos quadros do TCU em 1992 e se afastou para ser secretário Municipal de Finanças e depois prefeito de Teresina.

Ao retornar este ano, Firmino Filho passou a ocupar a Secretaria de Controle Externo da Gestão Tributária e Supervisão de Contas do Tribunal, que foi criada recentemente. Ele era auditor federal de controle externo. 

Licença médica

O secretário informou que o ex-prefeito não oficializou o pedido de licença médica, mas chegou a solicitar auxílio de como proceder caso quisesse ingressar com pedido.

“Ele pediu orientação de como requisitar a licença e ele foi orientado. O funcionário explicou que tinha os procedimentos como apresentação de laudo médico. Mas, ele não oficializou o pedido”.

Abalados, funcionários foram dispensados do trabalho

Desde terça-feira, os funcionários terceirizados, um deles – que faz a limpeza – foram dispensados do trabalho. Os quatro funcionários estão abalados e ajudam equipes de investigação. Ontem, o copeiro prestou depoimento no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).  O funcionário de serviços gerais foi o último a vê Firmino na sala de reunião segurando o celular e com os pés quase descalços.

Alecio Rodrigues

Mais de Geral