Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:27

Sesapi nega rumores do sumiço de doses da vacinas contra Covid-19

De acordo com a Sesapi, o total de doses vai constar no vacinômetro depois que a 2ª dose for aplicada.

 Com Informações: GP1

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) negou a informação veiculada em alguns meios de comunicação, nesta quinta-feira (25), que dava conta do possível sumiço de doses de vacina contra a covid-19 que deveriam ter sido entregues aos municípios piauienses.

De acordo com o superintendente da Sesapi, Herlon Guimarães, a ausência dos números totais de doses enviadas aos municípios ocorre porque a Sesapi guarda a segunda remessa de vacinas para garantir a aplicação da segunda dose, que são distribuídas no prazo de 28 dias ou três meses depois, dependendo do tipo de vacina.

“Amanhecemos o dia de hoje com uma dúvida em relação ao número de doses que não constam nos municípios. Na verdade, isso é muito fácil de explicar. O estado do Piauí recebeu sim, do Ministério da Saúde, 392.080 doses de vacina, só que não podemos registrar as doses que nós estregamos aos municípios. No nosso painel nunca vai ter o número de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde, isso porque todos já sabem, o estado inteiro sabe que o Piauí, ao receber doses de vacinas, guarda as segundas doses para que só distribua 28 dias ou três meses depois, porque nós estamos falando de dois tipos de vacinas. Então isso é fácil, simples de explicar”, explicou.

O superintendente reforçou que a Secretaria de Estado da Saúde está atualizando os dados do vacinômetro para constar todas as doses já encaminhadas aos municípios.

“Neste momento, inclusive, estamos fazendo uma atualização do nosso painel, porque nós temos toda uma preocupação com a transparência. Então o nosso painel será atualizado com a certeza de que entregamos as doses para todos os nossos municípios”, pontuou.

Bianca Viana

Mais de Geral