Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:37

Vídeo mostra pacientes com Covid-19 esperando em ambulâncias vagas em leitos no HUT

A situação crítica se repete em vários hospitais do Piauí.

 

Na noite de quinta-feira (18) e madrugada de sexta-feira (19), um vídeo divulgado nas redes sociais pelo enfermeiro Anderson LIma, mostra uma longa fila de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que ocupou todo o espaço do estacionamento e da frente do Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Por falta de leitos clínicos e de Unidade de Terapia  Intensiva (UTI) pacientes de Teresina e do interior do Piauí ficaram esperando vagas nos leitos do HUT nas ambulâncias. "Não tínhamos visto nada parecido", afirmou o enfermeiro Anderson Lima. A situação crítica se repete em vários hospitais do Piauí. Em cidades próximas a capital Teresina, não há mais vagas com leitos. Hospitais de Piripiri, Altos e Campo Maior estão com quase 100% dos leitos ocupados.

Na quarta-feira (17), um homem morreu após ter sido atendido no chão por falta de maca na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, Zona Sul de Teresina. O paciente apresentava problemas respiratórios, teve uma parada cardíaca e os profissionais de saúde tentaram reanimá-lo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que existem atualmente 139 pessoas infectadas pelo coronavírus na fila de espera por leitos em todo o Piauí. Além disso a taxa de ocupação de leitos de UTI no Piauí está em 91% e a de enfermaria, 71%.

 

Bianca Viana

Mais de Saúde