Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:37

RETROSPECTIVA 2015: Veja os fatos que marcaram Campo Maior e região

O Em Foco passa a limpo os 26 acontecimentos marcantes no ano.

 

Do mês de janeiro a dezembro de 2015 acontecimentos marcaram Campo Maior e as cidades que integram a região dos carnaubais. Tragédias no trânsito, prisão de quadrilha de tráfico de drogas, cantores nacionais em Campo Maior, morte de criança em hospital foram apenas alguns dos fatos que repercutiram no ano. 


Os piauienses choraram juntos com a população da cidade de Castelo do Piauí. “URGENTE: Jovens são violentadas, agredidas e abandonas em matagal em Castelo do PI”. Campo Maior calou na despedida ao jornalista Zan. “LUTO: Blogueiro do Campo Maior em Foco é encontrado morto”.


Mas o ano também foi de conquistas. A cidade ganhou uma nova hipótese para seu surgimento. “Historiador lança livro com nova hipótese para o surgimento de Campo Maior”. O projeto sobre hanseníase desenvolvido na cidade foi premiado em evento internacional de ciência. “Projeto campomaiorense é escolhido como exemplo para a Europa”


Da política ao esporte, da culinária a literatura, de fatos tristes a momentos alegres, de Novo Santo Antônio a Cabeceiras do Piauí, o Em Foco noticiou, opinou e manteve os internautas bem informados. O portal selecionou o que marcou a região e apresenta a Retrospectiva 2015.  

 

Janeiro 

 

>Criança de 09 anos é achada morta
O ano começou com uma barbárie. A garota Franciele, 9 anos, foi estuprada, morta e jogada em uma lagoa na comunidade Porção II. Antônio Francisco Veira da Silva foi preso e confessou ter feito sexo anal e logo em seguida afogado a criança. O homem era vizinho da garota Franciele. 

 

>Comercial goleado na Copinha

No esporte, o Comercial representou o estado na Copa São Paulo de Futebol Juniores e foi eliminado depois de 3 goleadas. Na estreia perdeu de 4 a 0, sofreu 9 gols diante do Fluminense-RJ e na despedida perdeu de 3 a 2.

 

Fevereiro 

 

>Criatividade foi a marca do 3º Corso de Campo Maior 

Uma multidão acompanhou todo o trajeto do 3º Corso de Campo Maior. A Avenida Santo Antônio foi tomada por foliões que inovaram nas fantasias carnavalescas. Três caminhões foram premiados pela criatividade e animação. No complexo Valdir Fortes, a banda Xé Pop atraiu o maior público no Carnaval de Campo Maior.  

 

>Jornalista é encontrado morto

Quarta-feira, 25 de fevereiro. O jornalista Zeferino Alves Neto “O Zan” foi encontrado morto em sua residência no centro de Campo Maior. O radialista e blogueiro do Campo Maior Em Foco foi vítima de um infarto. A suspeita de homicídio foi descartada pelos laudos periciais. Amigos, familiares, companheiros de trabalho e admiradores acompanharam o último adeus ao jornalista. 

 

Março

 

>Morre vigia baleado em assalto 

O vigia Antônio José da Silva, 62 anos, foi baleado durante um assalto na noite do dia 6 de março, em uma padaria no Bairro Cidade Nova. A dupla Gabriel Ferreira Magalhães, “O Mineirinho” e o menor de iniciais A. L. S, de 16 anos, foram presos e apontados como autores da ação criminosa. Os acusados fugiram pelo teto da delegacia de Campo Maior, mas foram recapturados durante a fuga. O vigia morreu no Hospital de Urgência de Teresina dois dias depois. 

 

>Comemorações do 13 de março

Uma extensa programação marcou a comemoração dos 192 anos da Batalha do Jenipapo. No dia 13 de março, na solenidade no Monumento dos Heróis do Jenipapo, 80 pessoas foram homenageadas com a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí e a medalha Heróis do Jenipapo. Os presentes acompanharam e se emocionaram com a peça teatral que relembrou o heroísmo dos campomaiorenses.

 

Abril

 

>Aeronave cai e deixa um morto em Assunção do Piauí 

Uma aeronave Cessn 210 carregada de droga caiu e explodiu na zona rural entre Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio na sexta-feira, 10 de abril. A polícia afirmou que a droga vinha de São Paulo com destino a Fortaleza-CE. Em Assunção, o piloto tentou fazer um pouso em uma pista clandestina para abastecer o monomotor, mas um erro provocou a queda da aeronave e a morte de Antônio José Pedreira, de 62, que conduzia a aeronave. Seis pessoas foram presas quando tentavam resgatar a droga que estava no avião. Com eles, a policia encontrou rádios comunicadores, um drone e combustível para a aeronave. 

 

>Caiçara eliminado no Deusdeth de Melo 

Os torcedores do Caiçara choraram a eliminação do Leão nas semifinais do 1º turno do Campeonato Piauiense. Depois de 20 anos, o clube teve a chance de disputar novamente uma decisão. No Estádio Deusdeth de Melo, contra o Parnahyba, o Caiçara sofreu dois gols na prorrogação e foi eliminado. No segundo turno a diretoria despachou o diretor de futebol Ari Santos. Mesmo com dificuldades, o Leão foi mais uma vez a semi-final. Contra o River, no Albertão, o Caiçara sofreu a segunda eliminação do ano. 

 

Maio

 

>Homem é morto pelo próprio primo 

Uma bebedeira, na segunda-feira, 4 de maio, no Bairro Estação, em Campo Maior, terminou com Márcio da Costa Araújo, 36 anos, matando o próprio primo, Clésio da Silva Machado, com uma facada na região do tórax. Uma discursão motivou o crime brutal. O acusado se apresentou a polícia três dias depois acompanhado de um advogado. 

 

>Antônio Félix desiste do TCE

Após a vacância do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), o Deputado campomaiorense Antônio Félix colocou seu nome na disputa. Dias depois, no entanto, Félix desistiu de concorrer alegando falta de consenso até mesmo entre os colegas do próprio partido. 

 

>Estupros em Castelo do Piauí 

Noite de quarta-feira, 27 de maio. O Campo Maior Em Foco noticiou às 22:40 as primeiras informações daquele que seria um dos acontecimentos mais bárbaros da história do Piauí. Quatro adolescentes foram violentadas e torturadas na cidade de Castelo do Piauí. O município entrou em caos e o estado se voltou para o caso. A polícia identificou e prendeu quatro menores acusados pelo crime. Dias depois, o mentor dos estupros, Adão José de Sousa, foi preso em Campo Maior se passando por mendigo. 

 

Junho

 

>Morre Danielly Rodrigues

Uma das vítimas da barbárie de Castelo, a jovem Danielly Rodrigues, de 17 anos, não resistiu e morreu no início da noite do domingo, 7 de julho, após 10 dias internada no Hospital de Urgência de Teresina. O caso ganhou a capa da revista Veja no mesmo mês: “Eles estupraram, torturaram, desfiguraram e mataram. Vão ficar impunes?”, questionou a publicação.

 

>Festejos de Santo Antônio 


Uma multidão de fieis acompanhou a procissão de Santo Antônio. O marco inicial das 13 noites da festa religiosa reuniu fieis e autoridades durante o cortejo do Patronato Nossa Senhora de Loudes até a Catedral do Santo casamenteiro. O Campo Maior Em Foco cobriu a procissão em tempo real e toda a programação dos Festejos. 

 

Julho

 

>Corrida eleitoral 

O segundo semestre começou com o clima quente na política local. A presidente da Câmara Municipal, Josenaide Matos, anuncioi seu nome para a disputa do executivo. O Secretário de Educação Professor Ribinha foi lançado pré-candidato nas eleições de 2016 pelo grupo governista. Na oposição, Ribamar Coelho foi tido como pré-candidato e caminhou ao lado do Deputado Antônio Félix. O ex-prefeito Marco Bona também entrou na disputa pelo apoio do lado oposicionista. Em dezembro, Ribamar Coelho deixou o grupo. 

 

>Exemplo para a Europa

O projeto científico de pesquisadores campomaiorenses foi escolhido como exemplo para o continente europeu durante evento realizado na Bélgica. A pesquisa ‘Diagnostico e Acompanhamento dos Casos de Hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde de Campo Maior’  da orientadora Silvana Orsano e dos alunos Nazaré Andrade e Otávio Neto ficou entre os 10 trabalhos premiados no evento internacional de ciência Esi Mundi.

 

Agosto

 

>Expansão do Campo Maior Em Foco

O mês de agosto foi de mudança na comunicação. Em data histórica para a região dos carnaubais, o portal de noticias Campo Maior Em Foco se regionalizou e passou a interligar os 16 municípios da região pela informação. A festa de lançamento do Em Foco reuniu colaboradores, autoridades, blogueiros, parceiros e comunicadores de Campo Maior e região. O que era bom ficou ainda melhor e maior.  

 

>Aniversário de Campo Maior 

Uma vasta programação comemorou os 253 anos de Campo Maior. Apresentação de quadrilhas e shows das bandas Tropykália e Xé Pop animaram o aniversário no Complexo Valdir Fortes. O evento foi marcado ainda pela morte do jovem Denílson Lopes da Silva, de 25 anos, que levou uma facada na madrugada do dia 8 de agosto em frente da AABB. Um menor de 14 anos foi indicado como autor do crime. 

 

Setembro

 

>Caso Sara Valentina 

No primeiro dia setembro a criança Sara Valentina Alves Nascimento de 1 ano e 07 meses morreu ao ser atendida no Hospital Regional de Campo Maior. A família acusou que uma medicação aplicada na criança teria sido a causa da morte. O laudo pericial do IML disse que Sara foi morta por asfixia causada por meio físico/químico. Mesmo com a maioria de laudos e depoimentos concluidos, a polícia termina o ano com o caso em segredo. 

 

>Nova hipótese para o surgimento de Campo Maior 

O mês também foi de momento importante na área da literatura. O escritor campomaiorense Marcus Paixão lançou o livro ‘Campo Maior: Origens’, que fugiu de todas as teorias já levantadas sobre o surgimento da cidade e trouxe uma nova hipótese para os primórdios de nossa colonização. O evento reuniu historiadores, amigos, familiares e a imprensa local. 

 

Outubro 

 

>Servidor municipal morre afogado

O domingo, 10 de outubro, era pra ser de descontração para o fundiário do SAAE de Campo Maior Saul Bogea Rodrigues Júnior. Mas uma tragédia tirou a vida do servidor municipal de 45 anos. Na praia Atalaia, no litoral piauiense, enquanto banhava com a esposa, Saul foi levado pela força da água e acabou falecendo antes de receber os primeiros socorros. 

 

>Jovem morre em colisão 

Era madrugada de terça-feira, 13 de outubro. O jovem Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Junior deixou a namorada no Bairro Fripisa e retornava para casa quando colidiu fatalmente com um animal. A morte do jovem de 20 anos foi imediata e chocou familiares e amigos. Dezenas de pessoas participam do sepultamento de Paulinho. 

 

Novembro

 

>Sabor Maior

O mês movimentou Campo Maior em torno do 5º Sabor Maior. Sem acontecer a alguns anos, o Festival Gastronômico foi realizado nos dias 13, 14 e 15 e superou as expectativas ao trazer apresentações de artistas nacionais. A cantora Kátia e o ex-fevers Almir Bezerra voltaram ao passado. Ela com canções emblemáticas do padrinho Roberto Carlos. Ele com os sucessos da Jovem Guarda. No sábado, Xé Pop e Zeca Baleiro atraíram o maior público dos três dias de evento. No domingo, Waldonys encerrou o Sabor Maior 2015 em grande estilo. 

 

>Santa aparece em carnaúba 

Fotos circularam nas redes sociais dando conta da aparição de uma santa no topo de uma carnaúba no centro de Campo Maior.  Uma multidão se formou em torno da residência onde uma imagem semelhante a uma santa foi encontrada. Católicos e curiosos fizeram do local ponto de peregrinação. Também nas redes sociais o confronto entre quem acreditava ou não foi acalorado. 

 

>300 anos da Paróquia 

Os Católicos comemoraram os 300 anos da Paróquia de Santo Antônio. A Catedral ficou fechada para reforma durante boa parte do ano e reabriu para os eventos que integraram a programação comemorativa. Lançamento de livro, sessão solene e celebrações marcaram o ano histórico para a religiosidade do município. 

 

Dezembro

 

>Obra de urbanização

A prefeitura municipal de Campo Maior iniciou a obra de urbanização do Açude Grande de Campo Maior. Um dos cartões postais do estado ganhou a promessa de receber novo passeio, ciclofaixa, iluminação, limpeza e aprofundamento. A água do Açude começou a ser transferida para o lago que fica ao lado. 

 

>Campomaiorense morto em penitenciária 

Tarde de domingo, 13 de dezembro. O detento campomaiorense Lourival Borges de Sousa foi morto com vários golpes de vergalhão dentro da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina. Segundo os agentes, o motivo da morte foi um confronto entre facções dentro dos presídios do estado. 

 

Por Otávio Neto

Mais de Geral