Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:50

COVID-19: Governador do Piauí propõe 'Pacto Nacional Pela Vida' para evitar grande colapso na saúde

Segundo ele, o objetivo de estabelecer novas medidas é para evitar que o país alcance 3 mil mortes por dia pela Covid-19

 Redação em Foco/ Foto: Cidade Verde

O governador Wellington Dias (PT) e presidente do Consórcio Nordeste, anunciou na tarde desta quarta-feira (10) durante uma coletiva de imprensa, que estão suspensas as cirurgias eletivas nos hospitais públicos do estado. A decisão foi tomada com o objetivo de aumentar o número de leitos clínicos e de UTIs exclusivos para a covid-19, tendo o Hospital da Polícia Militar (HPM) como prioridade para atendimento de apenas pacientes com coronavírus. 

“Já estamos em colapso nacional. Estamos trabalhando para evitar uma tragédia maior. No Piauí é bem parecido com o Brasil. Chegamos numa situação que em 7 das 8 regiões de saúde nós alcançamos um limite de UTIs. Na reunião que realizei hoje pela manhã com a nossa coordenação, nós estamos queimando o último cartucho em relação à elevação de leitos clínicos e principalmente leitos de UTI. Quando a gente olha o número de leitos com outras doenças e com covid, a nossa capacidade de aumentar chegou ao teto”, afirmou.

A ocupação de leitos neste momento varia entre 90% e 100%. O governador garantiu que, neste momento, o estado possui mais leitos que no ano passado e afirmou montar um plano para não "sufocar" a rede de saúde.

“Temos mais UTIs do que foi possível abrir lá atrás. O nosso hospital da PM será exclusivo para covid-19. Vamos fazer um decreto para limitar ainda mais as cirurgias. Somente casos graves. O estado assume o compromisso de os leitos liberados serem para a covid-19 e os hospitais vão receber por ele. Isso para permitir ampliar leitos. Chegamos ao limite. Estamos também buscando um caminho e esse caminho não pode ser mais só o Piauí. Vamos trabalhar para evitar uma tragédia. Estamos perdendo a guerra para o coronavírus"declarou.

Novas medidas restritivas

O governador não citou quais são as novas medidas restritivas, no entanto, disse que o governo está editando um novo decreto em sintonia com outros estados, pois segundo ele, todos os poderes se reuniram para fazer um "Pacto Nacional pela Vida", onde irão trabalhar juntos para estabelecer medidas sincronizadas no país inteiro. “O que for necessário nós vamos fazer. São eixos que acertamos no pacto com os estados. Medidas que possam prevenir e cortar a transmissibilidade do coronavírus e ter mais celeridade na vacinação. O terceiro ponto é apoio na rede de saúde”, disse.

Questionado sobre o Lockdown, o governador descartou a medida, pois segundo ele, para tomar essa decisão seria preciso apoio do Governo Federal e do Exército: "A gente não tem como impedir as pessoas de saírem de casa. Conversei ontem e hoje com o Ministério da Saúde pedindo para que a gente possa ver outras saídas, e ele se comprometeu, vamos receber 40 respiradores”, completou o governador.

Sobre a Vacinação, Welington disse ainda que a vacinação deve garantir a saída definitiva da pandemia, "A vacina é a saída definitiva, queremos chegar em abril com mais de 50 milhões de brasileiros vacinados. No Piaui, 800 mil com mais de 60 anos. Isso deve reduzir a hospitalização e os óbitos. Claro, temos sensibilidade com a economia, e é a vacina que salva o povo brasileiro da Covid e salva a economia", finalizou.

 

 

 

Bianca Viana

Mais de Política