Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:27

Estudo indica que óculos podem reduzir risco de infecção por Covid-19

Os pesquisadores também alertam para a possibilidade de autoinfecção pelo canal ocular. Ou seja, quando a pessoa encosta em um objeto infectado e leva a mão até o rosto, tocando no olho.

 Com informações: ICTQ

Um recente estudo liderado pelo cientista e oftalmologista indiano Amit Kumar Saxena aponta que pessoas que usam óculos regularmente podem reduzir em até três vezes o risco de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da CNN Brasil.

De acordo com a pesquisa, que ainda está na fase preliminar e foi testada em 304 pessoas, a taxa de contaminação de quem usa óculos é de 0,48, enquanto isso, da população geral é de 1,35.

A pesquisa mostrou que, entre os participantes, 58 pessoas disseram usar óculos de grau na maior parte do tempo ou óculos de sol sempre que estão ao ar livre. Segundo Saxena, a mudança nas taxas de transmissão desse grupo, em relação aos demais, mostrou “estatisticamente significante”.

Saxena também explicou que o ato de "tocar e esfregar os olhos repetidamente" pode ocasionar a transmissão. E exemplificou que o vírus pode ser transmitido dos fluidos que protegem o olho até a parte superior da garganta através do canal lacrimal.

A contaminação pelos olhos pode ocorrer por diversas formas, como por gotículas ou aerossol, pela fala, espirro ou tosse de pessoas contaminadas até encontrar a região ocular de uma pessoa saudável. 

Além dessas opções, os pesquisadores também alertam para a possibilidade de autoinfecção pelo canal ocular. Ou seja, quando a pessoa encosta em um objeto infectado e leva a mão até o rosto, tocando no olho.

Embora a pesquisa aponte essa variação no risco de contaminação pelo coronavírus em pessoas que usam óculos, ainda não há nada conclusivo, pois até mesmo os cientistas destacam que o estudo tem uma amostragem ainda pequena e há a dificuldade de se medir o uso dos óculos durante o pico de pandemia. Além disso, a pesquisa também não foi avaliada pela comunidade científica.
 

Bianca Viana

Mais de Saúde