Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:04

Câmara Setorial de Turismo do Piauí é reativada e tem nova diretoria

Durante uma reunião virtual, foi definida a nova diretoria e a unificação da Câmara Setorial de Turismo do Estado (CSTur-PI) com a Câmara Setorial da Rota das Emoções.

 

O Turismo do Piauí deu mais um passo importante para o crescimento do setor. Durante uma reunião virtual, foi definida a nova diretoria e a unificação da Câmara Setorial de Turismo do Estado (CSTur-PI) com a Câmara Setorial da Rota das Emoções.

A nova diretoria será presidida pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTur), tendo como representante, Alex Albuquerque Souza; a vice-presidência com o Convention e Visitors Bureau Litoral Piauiense, sendo representada por Mário Jorge Carvalho. A 1ª e 2ª Secretaria com a Superintendência de Turismo de Parnaíba, sendo representada por Joaquim Vidal e a Secretaria de Estado do Turismo, sendo representada pela superintendente Carina Thomaz.

O secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira Júnior, ressalta a importância da Câmara Setorial de Turismo, e reitera que a mesma busca solicitar ações importantes para o setor. “Temos bons resultados e exemplos de como a Câmara Setorial tem nos ajudado e colaborado para fomentar o turismo no estado. Tem o importante papel de promover o diagnóstico sobre vários aspectos, propor e encaminhar soluções, sugerir e acompanhar importantes projetos como, por exemplo, recentemente, o projeto de sinalização turística, uma solicitação feita por meio da câmara setorial”,  frisa o gestor.

A Câmara Setorial de Turismo do Estado do Piauí foi criada em 2016, sendo composta por 31 entidades públicas e privadas. Já a Câmara Setorial da Rota das Emoções foi criada em 2017, com o objetivo de debater, acompanhar ações e apresentar proposições relacionadas ao desenvolvimento do turismo na região do litoral do Piauí.

De acordo com a superintendente de Turismo da Setur, foi fundamental retomar o funcionamento da câmara setorial, especialmente fazendo esse trabalho em conjunto. “Sabemos que o trade tem o seu papel fundamental dentro de tudo isso, o que queremos é fortalecer, de fato, o turismo como uma grande potência econômica. Queremos ressaltar a importância dos municípios estarem no mapa turístico e, consequentemente, ter a chance de receber recursos de programas federais”, ressalta Carina Thomaz, relembrando que foi a primeira presidente da Câmara Setorial da Rota das Emoções, em 2017.

Segundo Sérgio Vilela, coordenador estadual das Câmaras Setoriais, o Piauí conta, atualmente, com 20 câmaras ativas. “A CSTur é composta por várias entidades do terceiro setor, sendo dirigidas sempre pelo setor privado. O funcionamento destes fóruns já produziu importantes reflexões e proposições que têm influenciado a maneira positiva, com a elaboração de vários projetos, de norte a sul do estado do Piauí”, destaca Vilela.

De acordo com Alex Albuquerque, atual presidente da CSTur, é uma oportunidade ímpar estar participando desse espaço para discutir ações importantes para a atividade turística estadual. Além disso, aprovar projetos importantes para o desenvolvimento do turismo. “As câmaras setoriais  exercem o papel de fórum permanente de análises, debates, ideias e proposições de políticas públicas, estabelecimento de parcerias e cobranças de ações inerentes ao cotidiano do poder público”, conclui Albuquerque.

Bianca Viana

Mais de Política