Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:28

Filho do Prefeito de Teresina exercerá dois cargos de 1º escalão dentro da prefeitura

Pessoínha, como é mais conhecido, foi nomeado para presidir Eturb; ele já exerce a Secretaria da Juventude: nepotismo duplicado

 Com Informações: TRNotícia (Toni Rodrigues)

Está virando moda nas prefeituras do Piauí os pais prefeitos nomearem os seus filhos para dois ou mais cargos nas administrações que ocupam, como se estes fossem espécie de Coringa — pau pra toda obra. O caso mais recente aconteceu em Teresina, com a nomeação pelo prefeito Dr. Pessoa de seu filho, João de Deus Duarte Neto, para a presidência da Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano), "sem prejuízo das funções que ocupa atualmente." 

Isso significa dizer que ele continuará secretário da Juventude. O decreto tem validade a partir de 1º de fevereiro e é assinado pelo chefe do Executivo municipal e pelo secretário municipal de Administração, Adolfo Nunes. Durante a campanha Dr. Pessoa prometeu que faria um governo livre de qualquer tipo de vício e totalmente voltado para a legalidade. "Tenho minhas mãos limpas", dizia ele.

A nomeação de João Pessoa, filho do prefeito, para dois cargos ao mesmo tempo, no primeiro escalão, representam indicativo claro de nepotismo duplicado. Um cargo já era demais. Dois, é absurdo. Esse procedimento confronta o artigo 37 da Constituição Federal, a saber: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…)."

Ao abrir mão de colocar um pessoa qualificada e treinada para atuar de acordo com as exigências da vaga infringe-se os princípios de moralidade, impessoalidade e eficiência que devem reger a administração pública. Como a prática era criticada por Pessoa quando vereador e deputado, e principalmente na condição, quando assegurou que nada faria contra os princípios constitucionais, era de se esperar que ele adotasse um posicionamento diferente à frente do Executivo teresinense. 

Bianca Viana

Mais de Política