Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:15

Três conceitos que você precisa aprender na era da Transformação Digital

Separamos alguns desses conceitos para você ficar por dentro sobre o que cada um trata e a sua importância na transformação digital. Acompanhe!

 

Na era da digitalização é comum o empreendedor pensar que para digitalizar um negócio basta ter um site, uma hospedagem de site e gerenciar as redes sociais, interagindo com os clientes.

No entanto, a transformação digital vai além disso, pois ela consiste em uma mudança completa na empresa, possibilitando que as atividades de negócio sejam realizadas por meio de ferramentas online. E quando falamos em atividades estamos falando de todos os processos internos de um negócio, que vão desde a administração das finanças até o atendimento ao cliente.

Para compreender na prática o que é e como realizar a tão necessária transformação digital no seu negócio, é bom prestar atenção em alguns conceitos importantes referentes a esse tema. Sendo assim, separamos alguns desses conceitos para você ficar por dentro sobre o que cada um trata e a sua importância na transformação digital. Acompanhe!

 

1 - Computação em Nuvem  

Também chamada de Cloud Computing, ela é basicamente um dos pilares da era digital. Muitas pessoas fazem uso da Computação em Nuvem sem nem se dar conta, seja no escritório, nas universidades ou em casa.

Sabe quando você salva uma planilha no Google Drive ou compartilha um documento no Dropbox? Pois então, você está usando a “Nuvem”. Acho que agora deu para perceber o quanto ela é importante no dia a dia e na viabilização da transformação digital, não é mesmo? De uma forma geral, é possível conceituar a Computação em Nuvem como o uso remoto de ferramentas digitais por meio da internet. Sendo assim, ela funciona possibilitando que os usuários acessem vários tipos de conteúdo e dados na internet.

No caso de uma empresa, por exemplo, usar a Cloud Computing é a solução para quem quer armazenar (e depois acessar) conteúdos dos mais variados, desde slides, planilhas e banco de imagens. Por isso que quando se fala em transformação digital também estamos falando no uso da Cloud Computing para agilizar os processos do negócio. Os benefícios que isso traz são vários. Só para mencionar alguns deles a seguir. 

Economia de gastos

Pense no quanto um escritório pode economizar em espaço físico ao dispensar o uso de pastas e estantes para armazenar documentos. Ao usar a nuvem você guarda vários arquivos na internet. Ela é segura e ainda facilita, o acesso a esses arquivos de qualquer lugar pela web. Imagine também o quanto será economizado em impressão e papel. Isso auxilia até mesmo nas práticas sustentáveis do seu negócio.

Mobilidade

Armazenar dados na nuvem permite mais mobilidade na hora de gerenciar os processos internos da sua empresa. Desse modo, você poderá acessar arquivos, pastas e vários materiais importantes sempre que for necessário, independente de onde você estiver, bastando ter em mãos um smartphone e uma conexão à internet. 

Agilidade

A computação em nuvem é uma aliada da transformação digital porque também permite obter mais agilidade para realizar as atividades na sua empresa. Um exemplo disso é o Home Office. O trabalho à distância faz parte da digitalização de uma empresa, possibilitando que os colaboradores utilizem ferramentas digitais para realizar as atividades da empresa sem sair de suas casas.

Tais ferramentas já conhecidas de muita gente, como Trello, Asana e Skype, representam ótimas soluções em tempos de pandemia, pois permitem o Home Office assegurando as regras de distanciamento social nas empresas. Enfim, a Cloud Computing é um conceito tão importante para a Transformação Digital que ela influencia até na hospedagem de sites. Não é à toa que algumas empresas do segmento de web hosting disponibilizam a hospedagem Cloud.
 


 

2 - Inteligência Artificial

A IA (como também pode ser chamada de maneira resumida a Inteligência Artificial) está cada vez mais presente no seu dia a dia. Duvida disso? Pois saiba que o Youtube, o Spotify, a Netflix e outros serviços de streaming devem muito à Inteligência Artificial na hora de sugerir para você conteúdo. Nesse mundo cada vez mais regido por algoritmos, a IA é um conceito fundamental na transformação digital. Por isso, é essencial entender alguns exemplos de como ela ajuda um negócio. 

Chatbot

O lema “atendemos bem para atender sempre” vale para qualquer negócio, não importa se é uma grande empresa ou uma de pequeno porte. Sem um bom atendimento aos clientes, eles vão correndo para o concorrente.

É com esse objetivo, de proporcionar uma boa experiência ao consumidor, que a tecnologia de Inteligência Artificial, baseada nos recursos de Machine Learning, oferecem a alternativa dos Chatbots. Eles são atendentes virtuais programados para responder as dúvidas mais comuns dos clientes. A vantagem é que, com eles, o seu negócio fica à disposição 24h do público. 

Segmentação

Segmentar é certamente o verbo mais conjugado pelos gestores. Dialogar e interagir com o público certo é a chave para captar leads e viabilizar a jornada de compras do consumidor.  Hoje em dia a IA é capaz de analisar o perfil do consumidor do seu negócio. Com isso ela traz informações precisas que permitem a realização de estratégias mais eficientes de Marketing Digital.

Machine Learning

Diferente do que muitos pensam, o aprendizado de máquina surgiu há décadas, mais precisamente em 1959.  Essa ideia é a que permite máquinas aprenderem algumas tarefas sem que haja alguma programação prévia. Chatbots são exemplos mais clássicos dessa tecnologia. 
 

 

3 - Análise de Big Data

A análise de Big Data, ou seja, dos Grandes Volumes de Dados, é a bússola que guia a elaboração das estratégias de Marketing nos dias de hoje. Por essa razão, ela já se tornou um dos conceitos mais importantes da transformação digital. Tão importantes que uma das profissões mais requisitadas futuramente nas empresas será a de analista de dados. Mas afinal, o que é Big Data?

Big Data, ou Grande Volume de Dados, é a quantidade de conteúdo e dados que circula diariamente na web. Pense na enxurrada de conteúdos sendo criados em canais de vídeos, blogs e redes sociais todos os dias, a todo instante. Alguns desses dados podem ser importantes para a transformação digital das empresas, pois eles facilitam a realização das suas estratégias, permitem que conheçam melhor os seus clientes, enfim, se tornarem mais competitivas.

Para não desperdiçar parte desses conteúdos, que podem ser úteis para a sua empresa, é que existe a análise de Big Data. Da mesma forma, existem também ferramentas de análise e profissionais aptos para efetuarem a compreensão desses dados.  Alguns exemplos de dados importantes para as estratégias das empresas são os e-mails e as mídias sociais. Redes como Facebook, Twitter, Instagram e blogs são fontes valiosas de onde esses dados são extraídos e transformados em informações estratégicas.

A transformação digital reúne conceitos importantes para a gestão de qualquer negócio. O mundo está cada vez mais digitalizado, pois os consumidores utilizam a todo instante ferramentas digitais. Além disso, a pandemia do Coronavírus tornou ainda mais relevante a digitalização dos processos.

É nesse contexto que a transformação digital vai além de ter um perfil em alguma rede social ou contratar uma hospedagem de sites e criar um blog. Ela também se tornou a alternativa única para quem quer se adaptar a esse cenário, cada vez mais regido por algoritmos e tecnologia. Por essa razão, é importante que você fique por dentro desses conceitos apresentados e, com isso, tenha condições de tornar o seu negócio mais competitivo e mais adequado aos novos tempos. 

 

Mais de Geral