Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:19

Igreja São Benedito pode reabrir dia 4 de outubro

 

Os fiéis da Igreja de São Benedito estão ansiosos com a expectativa de reabertura do templo, o que pode acontecer no próximo dia 4 de outubro, início dos festejos de São Francisco de Assis, coordenados pelos capuchinhos

A Igreja de São Benedito já está fechada há quatro anos, desde setembro de 2016, quando parte da torre desabou, danificando o teto e os bancos do templo religioso. Felizmente não havia ninguém lá dentro na hora do acidente e, por isso, não houve feridos. De lá para cá, foi empreendida uma campanha de arrecadação de recursos para a reconstrução da igreja que resultou em cerca de R$ 600 mil. A parte estrutural, garante o frei, já está pronta. Falta a pintura externa.

Os religiosos aguardam agora a autorização do Conselho Regional de Engenharia – CREA e da Defesa Civil do Município para que as portas da Igreja voltem a ser abertas para os tradicionais festejos de São Francisco. Mas, mesmo que a reabertura seja autorizada, nem todo mundo vai poder estar lá dentro. Por causa da pandemia, que exige distanciamento social, a presença dos fiéis deverá ser confirmada mediante agendamento prévio até um número limite para evitar aglomerações. De qualquer forma, já é um retorno.

A Igreja de São Benedito tem um simbolismo muito forte na cidade. Ela foi construída no lugar conhecido como alto da Jurubeba, no início da Avenida Frei Serafim, e é um marco também porque foi erguida com o suor e a doação de gente muito simples. Suas portas entalhadas manualmente são tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional e, agora, finalmente, vão poder abrir novamente. É o que todos esperam.

Alecio Rodrigues

Mais de Cidades