Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:12

Meteorologia prevê final de semana com forte calor e baixa umidade em Campo Maior

A temperatura fica na média dos 39ºC, enquanto a umidade relativa pode chegar aos 26% na tarde do próximo domingo (06/12).

 

O mês de dezembro chegou e veio acompanhado de forte calor na região norte e centro norte do Piauí. Na última terça-feira (01/12), os termômetros chegaram a marcar na cidade de Esperantina 41,7ºC. O calor mais forte, no entanto, foi sentido em Oeiras, onde foi registrado 42ºC. Em Campo Maior, a temperatura no primeiro dia do mês ficou em torno dos 40ºC. 


Para esse final de semana, a meteorologia prevê que o forte calor e baixa umidade relativa do ar devem continuar no município. A temperatura fica na média dos 39ºC, enquanto a umidade relativa pode chegar aos 26% na tarde do próximo domingo (06/12). 


Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o sol aparece entre poucas nuvens durante todo o dia nessa sexta em Campo Maior. A temperatura deve ficar nos 39ºC. Pela manhã a umidade alcança a marca dos 63%, à tarde esse valor cai drasticamente para 35% e a noite volta para aos 63. A probabilidade de chuva é de apenas 5%. 


O INPE prevê para o sábado chuva de curta duração, que pode ser acompanhada de fortes trovoadas a qualquer hora do dia. Apesar da alta probabilidade de chuva, o calor se mantém nos 39ºC. O dia vai começar com umidade de 48%. A tarde desce para 31% e a noite alcança 63%. 


No domingo, Campo Maior fica em estado de alerta devido a baixa umidade relativa. Tarde e noite registrarão os piores índices. Por volta das 15:h, o valor de 26% preocupa. A temperatura fica em torno dos 39ºC e a possibilidade de chover é de 5%. 

 

Reprodução INPE


Meteorologista explica 
A meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), Sônia Feitosa, explicou que o fenômeno El Nino é o responsável pelo forte calor nessa época do ano.  


“O fenômeno climático El Ninõ é o responsável por esta elevação de temperatura acima da média nesta época do ano, provocando seca intensa no Piauí, tão acentuada quanto a registrada em 1998. Tudo indica que o mês de dezembro terá chuvas abaixo da média”, disse. 

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades