Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:15

Polícia investiga possíveis assinaturas falsas de conselheiros do FUNDEB em Alto Longá-PI

 Visão parcial da praça Antonio Vitório em Alto Longá. Foto: R. Bezerra

A Polícia Civil abriu Inquérito Policial 008.333/2017 para apurar suposta falsificação de assinaturas de membros do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) da cidade de Alto Longá-PI, a 80 km de Teresina.

A denúncia foi feita pelo presidente do Conselho, Everardo Vieira Gomes Cardoso da Silva, ao Tribunal de Contas do Piauí, alegando a possível falsificação de assinaturas de membros em pareceres de prestação de contas. Ele juntou cópia de pareceres relativos aos meses de agosto/2015 e outubro/2015 a fevereiro de 2019, em que constam supostas assinaturas do mesmo e dos demais membros do conselho fiscal do FUNDEB no Município.

O Ministério Público Federal chegou a enviar os autos à Polícia Federal, mas posteriormente alegou que “não ocorreu, com a infração penal, prejuízo a bens, serviços ou interesse direto e específico da União” e devolveu a competência ao Ministério Publico do Piauí.

A Promotora de Altos, Denise Costa Aguiar decidiu que arquivar o Inquérito na Promotoria, vez que a autoridade policial adotou as providências necessárias e as investigações seguem dentro do Inquérito Policial. A polícia disse que o Inquérito se encontra aberto em 21 de agosto de 2017 "tão logo suspensas as medias de isolamento social que ora vigoram, diligências haverão de ser realizadas objetivando a conclusão e envio definitivo do mesmo".

O Em Foco tentou contato com Everardo Vieira para mais detalhes. A reportagem conseguiu falar com a assessoria da prefeitura, que ficou de enviar o contato do mesmo, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

Da Redação

Mais de Cidades