Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:20

Cidades no Piauí recebem habilitações de 19 leitos de média complexidade

A habilitação dos leitos permite que o estado receba recursos que auxiliem na manutenção dos mesmos durante seu funcionamento.

 

O Piauí inicia a semana com mais 19 leitos de média complexidade para tratamento de pacientes com Covid-19 habilitados junto ao Ministério da Saúde. Os leitos estão distribuídos por Teresina e mais sete municípios do Piauí. Amarante, Bom Jesus, Canto do Buriti, Demerval Lobão, Esperantina, Luzilândia e Uruçuí são os demais municípios onde os leitos estão localizados. Os leitos foram construídos, estruturados e financiados pelo Governo estadual. 

Uma portaria do Ministério da Saúde permite a habilitação destes leitos no período da pandemia. A habilitação dos leitos permite que o estado receba recursos que auxiliem na manutenção dos mesmos durante seu funcionamento.

De acordo com Joselma Oliveira, diretora de Unidade de Organização e Descentralização Hospitalar, o governador do estado do Piauí, Wellington Dias e o secretário Estadual de Saúde Florentino Neto, com o auxílio de toda a equipe técnica da área hospitalar do estado viram a necessidade de ampliar o número de leitos de estabilização como forma de salvar vidas, e a habilitação dos mesmos é mais uma vitória para a saúde pública do estado conquistada nesse momento de pandemia.

“Conseguimos ampliar de 9 para 21 hospitais, totalizando um quantitativo de 45 leitos no Piauí de média complexidade, como forma de salvar vidas e proporcionar o acesso qualificado e em tempo oportuno para pacientes COVID, ou pacientes vítimas de um trauma ou outras comorbidades. Dessa forma, garantimos que ele consiga chegar a uma Unidade de Terapia Intensiva de forma estável e que possa receber um atendimento de maior complexidade”, destaca.

Os leitos de estabilização ou leitos de suporte ventilatório são leitos temporários e qualificados, porque o paciente fica no leito por até 24 horas passando por um período de estabilização do seu estado de saúde até ser transportado para um leito de maior complexidade de forma estável e segura. “Após o período de estabilização o paciente é transportado para um leito de Terapia Intensiva, garantindo assim a continuidade do seu tratamento”, diz.

Segundo a diretora de Unidade de Organização e Descentralização Hospitalar, o estado já possuía leitos de estabilização onde o governo do estado, através da Sesapi, já trabalhava para estruturação e financiamento e, nesse período da pandemia, houve a necessidade de ampliação de forma que as 11 Regiões de Saúde possuem leitos de estabilização. 

O estado aguarda ainda a habilitação de mais leitos.

Bianca Viana

Mais de Geral