Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:41

Polícia ambiental apreende dezenas de pássaros silvestres no Piauí

Os pássaros foram libertados na natureza logo após as apreensões.

 Com Informações: G1 Piauí

Dezenas de pássaros silvestres da fauna piauiense foram apreendidos e, em seguida, libertados durante a tarde de sábado (15) em Teresina. Os animais foram encontrados presos em gaiolas em três localidades rurais da capital. Quatorze pessoas tiveram que assinar termos circunstanciados de ocorrência.

Segundo o Batalhão de Polícia Ambiental, foram apreendidos 26 pássaros silvestres das espécies Bem-ti-vi, papa-capim, sabiá, galo de campina, vimvim e bigode, todos membros da fauna do estado.

Os pássaros foram libertados na natureza logo após as apreensões. Nas imagens, gravadas pelos próprios policiais, é possível perceber que os animais têm dificuldades para fazer o primeiro voo livre.

As apreensões ocorreram nos povoados Usina Santana, Deus Quer e Taboca do Pau Ferrado. Ao todo quatorze pessoas foram abordadas e tiveram que assinar termos circunstanciados de ocorrência (TCO), por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo.

O tenente-coronel Teixeira, comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, disse ao G1 que as operações contra o cativeiro de animais silvestres serão intensificadas. Por se tratar de uma prática que faz parte da cultura dos moradores da zona rural, o comandante conta que os policiais fazem uma abordagem educativa.

“Essas pessoas ficam até envergonhadas, por que sabem que estão fazendo algo ilegal. Por mais que achem os pássaros bonitos, gostarem do canto dos pássaros, sabem que estão fazendo algo errado”, comentou o tenente-coronel Teixeira.

Bianca Viana

Mais de Polícia