Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:37

Presidiários produzem mais de 1800 pães por dia em penitenciária no Piauí

Por mês, são mais de 50.000 pães produzidos.

 Com Informações: Cidade Verde

“É algo muito bom, poderei investir em uma profissão futuramente”, diz Edfran Galeno, interno da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, a antiga Casa de Custódia, em Teresina. Ele é um dos reeducandos que trabalham, diariamente, na fabricação de pães na unidade prisional.

As atividades ofertadas no sistema prisional garantem aos detentos novos olhares para o futuro e a reinserção social. Na Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, além da panificação, os internos também trabalham na manutenção, limpeza e pintura da unidade, cultivam uma horta orgânica, entre outras atividades.

Na fabricação dos pães, são produzidos, diariamente, cerca de 1800 pães, destinados ao consumo dos internos e servidores da unidade penal. Por mês, são mais de 50.000 pães produzidos.

Segundo o Ednaldo Santana, gerente da Penitenciária, o trabalho contribui para o comportamento dos detentos. “Beneficia a unidade como um todo, e facilita a ressocialização dos reeducandos. Assim, conseguimos oportunizar o trabalho e garantir que os internos ocupem suas mentes”, conta.

Para Edfran Galeno, personagem da fala inicial desta matéria, a panificação tem sido fundamental para a sua ressocialização. “Já trabalhava nesse ramo antes de adentrar o sistema e, agora, posso colocar em prática todos os meus conhecimentos, bem como me aprimorar. Além de passarmos o tempo, também pensamos que pode ser uma profissão para quando deixarmos o sistema prisional. Poderei abrir meu próprio negócio”, diz.

O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, ressalta que a ressocialização dos reeducandos é um dos pilares da atual gestão. “O nosso compromisso é ofertar possibilidades de reinserção social aos nossos internos, gerando oportunidades nas áreas da educação e do trabalho, para que adquiram conhecimento, aprendam um ofício e possam utilizar quando saírem do sistema”, afirma.

Além da ressocialização, o trabalho no sistema penal garante ao detento a remição de pena. Conforme a Lei de Execução Penal, a cada três dias trabalhados, é remido um dia na pena do interno.

Bianca Viana

Mais de Geral