Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:13

Governo edita MP e vai liberar R$ 1,9 bilhão para produção da vacina contra Covid-19

 

O governo federal edita hoje uma Medida Provisória para liberar R$ 1,9 bilhão para serem investidos na produção da vacina contra o novo coronavírus. A edição da MP será feita em uma solenidade marcada para as 18h no Palácio do Planalto.

Este dinheiro será repassado à Fiocruz, que fez um acordo com a empresa AstraZeneca para a compra de lotes e transferência de tecnologia da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. É a vacina mais adiantada até o momento e com resultados positivos em todos os testes já realizados. Os testes desta vacina encontram-se na fase 3, quando são aplicados em larga escala em humanos. 50 mil voluntários em todo o mundo estão participando dos testes - cinco mil deles aqui no Brasil. Metade deles recebe a vacina desenvolvida em Oxford e a outra metade recebe um placebo para que seja feita uma comparação com os resultados obtidos.

Os pesquisadores estão entusiasmados com as respostas obtidas nas fases 1 e 2 da pesquisa. Os mais otimistas chegam a falar que a vacina poderia estar disponível já no final deste ano. Só então começará a etapa da produção em larga escala para imunizar a população mundial. Depois de aprovada e distribuída, a vacina será aplicada primeiro nos profissionais de saúde e grupos de risco.

Alecio Rodrigues

Mais de Saúde