Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:15

'Thor' é o primeiro cachorro do corpo de bombeiros do Piauí treinado para buscas e salvamentos

 Com Informações: Cidade Verde

O Corpo de Bombeiros do Piauí está com um novo membro na corporação. Thor, de dois meses, é um Pastor Holandês e já iniciou o treinamento para ser especialista em busca e salvamento. 

O comandante  do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Frederico, destaca que “Thor é o primeiro cachorro de busca, salvamento e resgate da corporação e será treinado por dois bombeiros militares que chegaram qualificados para isso, com apoio do CB militar de Santa Catarina, tenente César e soldado Bandeira (condutor do Thor)".

"O cão veio de linhagem de cães de identificação e reconhecimento de busca de drogas da Polícia Civil do Maranhão. Foi uma doação que recebemos e esperamos conseguir, nos próximos dois anos, deixá-lo pronto e certificado como cão de busca e salvamento de resgate".

O tenente Augusto César Coelho, responsável pelo trabalho de cães do Corpo de Bombeiros do Piauí, relata que "Thor veio do Maranhão de um piauiense que trabalha com cães da Polícia Civil do Maranhão. O doador foi o Diego Santos; seus cães são de primeira linha e geneticamente preparados para o trabalho. Então, esse que veio para o Piauí é um cão Pastor Holandês, de alta performance". 

Thor vai trabalhar em duas vertentes: primeiramente, na busca de pessoas perdidas tanto em ambiente rural (vegetação) como urbano. "Ele também será preparado para futuramente possa encontrar restos mortais em locais que alguém morreu, como em catástrofes. De seis meses há um ano, ele poderá encontrar a pessoa por meio do odor", diz o tenente César.   

O novo membro deverá estar na ativa em um ano e meio de formação. "O treinamento dele começa com a parte da ambientação dos locais que ele vai trabalhar, que é escombros, lama, água. Lá para 4 meses de idade, vamos iniciar o trabalho de buscar pessoas, ou seja, induzir a ele encontrar pessoas por meio de brincadeiras. Com seis meses, ele vai começar  a fazer as buscas iniciais no treinamento". 

O governador Wellington Dias usou as redes sociais nesta quarta-feira (29) para anunciar e desejar boas-vindas ao Thor. "É filho de um herói maranhense e agora é piauiense de coração".

Bianca Viana

Mais de Geral