Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:23

Pesquisadores da UFPI criam sistema que possibilita o uso de 01 respirador por 4 pessoas

O sistema está na fase de testes e promete a correta distribuição de ar para cada paciente

 

Os pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o Hospital de Campanha Estadual (HCE) desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Ventiladores 4shAir. A tecnologia vai permitir que um respirador seja utilizado em até quatro pacientes.

A pandemia do coronavírus fez com que a procura por produtos e equipamentos hospitalares crescesse em todo o mundo. O mercado não estava preparado para a demanda e conseguir equipamentos como os respiradores, que são essenciais para o tratamento da Covid-19, tornou-se uma tarefa difícil e cara.

Pensando nisso, os pesquisadores da UFPI elaboraram um sistema que possibilita a utilização de um respirador em até quatro pacientes, sem comprometer as informações individuais, como o monitoramento de volume, controle de pico e o parâmetro de controle de cada paciente. O sistema promete a correta distribuição de ar para todos os pacientes.

“O 4shAir garante o monitoramento de volume individual, o controle da pressão de PEEP e de pico individual e conta com um sistema de alarmes para condições anormais de operação para cada paciente. O ventilador original já vem com um sistema de controle muito robusto. Ele é preparado para atender desde uma criança a uma pessoa obesa e muito alta. Quando colocamos quatro pacientes em um respirador, ele garante o volume de ar para todos.  O que o sistema faz é a distribuição monitorada e controlada desse ar para os quatro pacientes ”, afirmou Caio Damasceno, coordenador do estudo.

Os leitos serão dispostos em formato de “X” para que a distância entre a cama e o ventilador seja igual e todos os pacientes tenham a correta distribuição do ar. O sistema foi testado em simuladores de pulmões e obteve resultados técnicos experimentais positivos. O próximo passo da pesquisa é o teste em animais no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI.

“Estamos resolvendo a documentação junto à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para a realização teste com caprinos no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI, uma exigência emitida pelo parecer da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa ”, explicou o coordenador.

Após a testagem em animais, o sistema será testado em pacientes no Hospital Universitário da UFPI e no Hospital de Campanha Estadual. O estudou é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e conto com a contribuição de cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Alecio Rodrigues

Mais de Saúde