Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:01

Wellington Dias autoriza 156 obras pelo Educar Piauí

No início da tarde desta quarta-feira (8), durante transmissão ao vivo em redes sociais, o governador Wellington Dias autorizou a retomada e realização de 156 novas obras para a Educação do Piauí

 

As ações fazem parte do Educar Piauí, um plano que prevê uma série de investimentos e benefícios para a educação visando a diminuição do analfabetismo e combate à evasão escolar. O secretário de Educação, Ellen Gera, participou da live e apresentou os primeiros passos.

O governador Wellington Dias falou sobre os avanços que a Educação do Piauí já alcançou nos últimos anos com implementação de ações. “Queremos o Piauí antes e depois do Educar Piauí. A meta é que possamos ter uma grande transformação, o Piauí evoluiu muito na educação. Em 2003, por exemplo, nós tínhamos apenas 400 mil pessoas com Ensino Médio no Piauí. Hoje, nós temos mais de um milhão de pessoas com o certificado. O Ensino Técnico também existia em poucos lugares. Atualmente, o Piauí tem educação profissional em seus 224 municípios”, destacou o chefe do executivo estadual.

Segundo o secretário de Educação, Ellen Gera o objetivo agora é buscar o impacto educacional. “Mesmo em um momento de pandemia, nós não ficamos parados. As escolas implementaram planos de ações para chegar aos alunos e inovaram muito nesse período. Certamente, estamos no rumo certo. Agora, vamos poder dar um salto de qualidade que já vem sendo alcançado. O nosso estado vem se destacando nos últimos anos e estamos buscamos mais avanços”, disse o secretário.

Ao final da apresentação do plano Educar Piauí, o chefe do executivo estadual e o secretário de Educação assinaram uma ordem de serviço autorizando a retomada de obras e início de outras. São 76 obras que serão retomadas, 92 novas obras que serão iniciadas e 64 licitações autorizadas para publicação.

Educar Piauí
O Educar Piauí tem objetivos estratégicos que são elevar o grau de proficiência dos alunos da rede pública em todos os níveis de Ensino, priorizando o Ensino Médio. Além disso, prevê a correção do fluxo educacional e garantir educação na idade certa, reduzindo os índices de distorção idade-série, de evasão e de abandono em todos os níveis educacionais, priorizando o Ensino Médio.

Entre os objetivos principais do plano, destaca-se ainda a ampliação da oferta de vagas na educação profissional, priorizando as potencialidades econômicas dos Territórios de Desenvolvimento Sustentável e dos Arranjos Produtivos Locais do estado.

O Educar Piauí vai ainda reduzir a incidência do analfabetismo na população piauiense e ampliar o atendimento educacional de jovens e adultos, assegurando a permanência e o sucesso do aluno.

Aplicação de recursos

O valor de R$ 1,625 bilhão conquistados na justiça pelo Governo do Estado será aplicado integralmente na melhoria da educação ofertada pela rede pública estadual de ensino. Um plano de aplicação dos recursos, elaborado ainda em 2019, prevê investimentos em eixos voltados para qualificação profissional, tecnologia e infraestrutura.

Todo o plano de investimentos, chamado de Educar Piauí, foi elaborado em total consonância com as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) e seguindo as diretrizes dos Planos Nacional e Estadual de Educação e, ainda, com o Plano Plurianual (2020-2023).

Alecio Rodrigues

Mais de Geral