Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:53

Brasileiros em Home Office: quais os desafios e como superá-los

Os trabalhos em Home Office já estavam ganhando adeptos entre os brasileiros, que cada vez mais apostam no empreendedorismo digital. A pandemia levou muitas outras pessoas a trabalhar em casa, o que tornou alguns desafios mais visíveis. Conheça os desafios do Home Office e a forma de superá-los.

 

O trabalho em Home Office é uma realidade muito comum no nosso tempo, já que as ferramentas tecnológicas e eletrônicas criam a possibilidade de fazer variadas tarefas sem que precisemos de nos deslocar.
Além dos empreendedores, que lançam seus próprios negócios online na busca por opções para renda recorrente, empresas de vários setores estão também adotando essa forma de trabalho em casa, por esta ser mais rentável e apresentar boas porcentagens no que respeita à produtividade dos trabalhadores.
Com os trabalhos remotos ganhando destaque, já era de esperar que o Home Office se tornasse uma parcela significativa do trabalho no Brasil. Ainda assim, a pandemia de 2020, com o Coronavírus, veio acentuar ainda mais essa realidade, levando muitas empresas a encerrar suas portas e a adotar esse método remoto de trabalho para manter sua atividade ativa, a partir das casas dos seus funcionários.
Com o grande aumento no número de brasileiros trabalhando em Home Office, se tornaram mais evidentes as dificuldades inerentes a esse tipo de trabalho. Sem dúvida que, apesar de ser mais rentável e melhor para o meio ambiente, esse método de trabalho apresenta desafios para os trabalhadores, principalmente quando estes estão habituados a uma jornada de trabalho mais convencional.
Embora apresente desafios, os trabalhadores poderão, com apenas algumas estratégias, garantir que superam as dificuldades e que se tornam produtivos no seu trabalho em casa.
Conheça algumas formas de garantir que o seu trabalho em Home Office é produtivo e rentável, permitindo o maior sucesso, sem sair de casa.

Oficina, Notas, Bloc De Notas, Empresario, Mano

1. Dispersão e definição de modelos de trabalho

Uma das maiores queixas dos trabalhadores que se encontram em Home Office é que acabam dispersando de suas tarefas, sem saber bem como podem concretizá-las.
De fato, não existe uma resposta única para essa questão mas antes várias, que dependem de suas competências, seu gosto pessoal e sua personalidade.
No momento de trabalhar em casa, você deve explorar os modelos de trabalho que melhor respondem às necessidades de sua empresa e às suas caraterísticas pessoais, para que possa ser tão produtivo quanto possível na sua jornada diária de trabalho.
Se você escolher um modelo de trabalho adequado a você, conseguirá realizar todas as tarefas num menor espaço de tempo e com maior empenho, o que garante resultados melhores e mais eficazes

2. Desconforto e a criação de um espaço de trabalho


Muitas pessoas referem que, justamente por suas casas serem o local onde costumavam descansar, se torna complexa a tarefa de estar confortável trabalhando. Isso acontece porque o ambiente de que necessitamos nas nossas horas de lazer e repouso é bem distinto do ambiente ideal para trabalhar.
Para que você tenha o conforto necessário para trabalhar, você irá necessitar de uma mesa ou secretária para trabalho e de uma cadeira que garanta uma postura correta para esse efeito. Esse espaço pode até ser criado com o mobiliário que você já tem em sua casa, sendo apenas importante que o defina como espaço de trabalho e que o organize bem para essa finalidade.

3. Desorganização e espaço de trabalho

Como referimos antes, a organização do espaço de trabalho é importante e, quando falamos disso, não referimos apenas seu mobiliário.
Certamente, se você estivesse em seu escritório, no local de trabalho, você evitaria que seu espaço estivesse sujo ou desorganizado. Isso é, também, o que você deve garantir se trabalhar em Home Office.
Mantenha seu espaço limpo e arrumado, para garantir que consegue uma jornada mais produtiva, evitando o cansaço visual e o tempo perdido em busca dos elementos que você precisa para trabalhar.

4. Má gestão do tempo e criação de um horário

A dificuldade de gerir o tempo é uma das queixas que quase todo o trabalhador em Home Office tem. Principalmente agora, que as famílias se encontram em casa, pode se tornar complexa a gestão da vida familiar e da vida profissional no ambiente doméstico.
Assim, para que você consiga trabalhar, sua rotina cotidiana deve estar estipulada com um horário definido (que não precisa ser igual ao que tinha no escritório) e com prazos bem estipulados.
Dessa forma, terá maior facilidade em trabalhar e em explicar para a sua família quais as horas em que não deve ser incomodado.

5. Cansaço e iluminação

A iluminação de nossas casas está muitas vezes pensada para nosso descanso e, por isso, gera uma sensação de relaxamento e cansaço que impede a produtividade.
Procure usar a luz natural ou luzes brancas e frias para trabalhar, já que os pesquisadores indicam que essas são as que mais geram produtividade no trabalho.

Da Redação

Mais de Brasil