Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:56

Com medidas mais duras, Piauí atinge o maior índice de isolamento social do país

Entre as medidas mais restritivas deste fim de semana estão a proibição da abertura de supermercados tanto ontem como neste domingo (5)

 

As medidas rígidas aplicadas pelo governo do Piauí neste fim de semana para incentivar o distanciamento social e tentar barrar a disseminação do coronavírus no Estado tem surtido efeito positivo. 

Dados da startup InLoco mostram que, neste sábado (4), primeiro de restrições mais duras, o Piauí chegou ao índice de 49.6% de isolamento social. É o maior percentual do país.

O governador Wellington Dias agradeceu aos piauienses que têm cumprido as medidas restritivas, mas voltou a fazer um alerta sobre o aumento no número de mortes por coronavírus no Estado.

Dias se mostrou preocupado com o crescimentos dos óbitos e, novamente, pediu que as pessoas procurem atendimento médico logo nos primeiros sintomas da doença, que são tosse, coriza, febre, perda de paladar, entre outros.

"Isso nos ajuda a cortar a transmissibilidade do coronavírus. Neste domingo também nos esperamos  um bom resultado e eu estou com uma preocupação. A preocupação é  que tivemos uma elevação  de óbitos mesmo com a queda de transmissibilidade, mesmo com a estabilidade na ocupação de leitos hospitalares até de pacientes que chegam em UTI.  Mas tem  ainda um número significativo de pessoas que adoecem e permanecem sem procurar o médico, ou mesmo quando procuram não aceitam o tratamento precoce  e isso está em maiores óbitos. É importante a gente corrigir. Adoeceu? Procure um médico para começar o tratamento mais cedo", alertou o governador. 

Entre as medidas mais restritivas deste fim de semana estão a proibição da abertura de supermercados tanto ontem como neste domingo (5) e a suspensão do serviço de transporte intermunicipal de passageiros na modalidade rodoviário. O objetivo do governo é "cortar a transmissibilidade do vírus".

O índice maior de isolamento social pode resultar na diminuição do contágio do coronavírus e, assim, possibilitar que o Comitê Emergencial decida as etapas de flexibilização do retorno gradual da economia. 

A expectativa é que nesta segunda-feira (6) os setores da construção civil, clínicas médicas e agropecuário possam ser autorizados a retomar as atividades desde que cumpram os protocolos específicos estabelecidos pelo ProPiauí.

Alecio Rodrigues

Mais de Brasil