Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:19

PI: Decreto de isolamento social é prorrogado até o dia 06 de julho

Wellington Dias ainda decretou luto por uma semana no Piauí, em homenagem às mais de 500 vítimas fatais da Covid-19 no Piauí, marca atingida neste final de semana.

 Com Informações: Meio Norte

Diante do agravamento da pandemia do novo coronavrus, o governador Wellington Dias (PT) esteve reunido nesta segunda-feira, 22 de junho, com os tcnicos do Comit de Operaes Emergenciais de Combate Covid-19 e do Comit do Programa de Retomada Organizada as Atividades Econmicas (Pro Piau), para definir os novos decretos estaduais.

A reavaliao da situao no Piau acontece a cada semana, na ltima segunda-feira (15), por exemplo, com a alta no ndice de transmisso e o crescimento no nmero de bitos, o lder estadual decidiu no avanar em novas etapas do plano de flexibilizao.

Devido aos novos nmeros apresentados na pesquisa, o governador decidiu por novas medidas no Estado do Piau. Quero apresentar a deciso, com base nesse crescimento, em razo disso estamosprorrogando as medidas restritivasat o dia06 de julho, com uma avaliao para 29 de junho. Tambm estamos mantendo as medidas com o Pro Piau, completando os procedimentos para a sade, j houve um entendimento para o funcionamento de consultrios, clnicas, garantindo at uma ampliao do Busca Ativa. Tambm estamos autorizando a seguir as tratativas para os novos protocolos, a exemplo da indstria automotiva com toda essa cadeia da construo civil, disse.

Foi dado o parecer da rea cientfica e tambm da rea da sade, com a presena de empresrios, dos trs Poderes, tambm tratamos da posio do Estado j que est vencendo o ltimo decreto e ao final foram colocadas as medidas que vamos seguir nos prximos dias, disse o lder do Poder Executivo.

Wellington Dias ainda decretou luto por uma semana no Piau, em homenagem s mais de 500 vtimas fatais da Covid-19 no Piau, marca atingida neste final de semana. "Tambm decreto uma semana de luto no Piau por todas as pessoas, em especial esses 502 que perderam a vida pela Covid-19, e que isso tambm seja para refletir a importncia da vida", disse. O lder estadual destacou a importncia da populao ter cuidado e adotar as medidas de higiene recomendadas. "De um lado temos que ter um cuidado, pois esgota cada vez mais os recursos humanos para leitos de UTI e tambm ampliou o numero de pessoas infectadas, por outro lado tambm reconheo", comentou.

Quanto a crise que envolve o desabastecimento de medicamentos na indstria nacional, o governador defendeu que haja a importao, no entanto, tal medida ter que ser autorizada pelo presidente da Repblica, Jair Bolsonaro (sem partido). No que se refere a falta de pessoal, o Governo est tentando resolver a questo nesta semana.

" verdade que a falta de profissionais era esperada, o problema que ela deu aqui no Piau abaixo do que a gente esperava; vamos ter que fazer um esforo fenomenal, estou pedindo a Deus que at esta tera a gente encontre profissionais para completar esta meta de mais leitos, tivemos a condio de um forte crescimento, sair de 30 leitos para 469 no fcil. Agora vem mais um problema do medicamento, no tem jeito, a medida vai ser a importao, estou torcendo para que o presidente autorize. Quem vai pagar so os Estados e municpios, mas no podemos deixar faltar, no Piau so 22 medicamentos, por isso temos que nos prximos dez dias encontrar alternativas, e a alternativa a importao. um problema realmente grave", comentou.

A projeo indicada pela nova pesquisa epidemiolgica, feita pelo Instituto Amostragem, que j haja 336 mil infectados no Piau, mais do que o dobro da rodada anterior.

"A primeira deciso e a mais destacada se deu aps a apresentao desta pesquisa e do parecer tcnico onde tivemos um ndice de crescimento das pessoas infectadas em todo o Estado, na ltima pesquisa tnhamos 134 mil, com 73mil em faixa de transmissibilidade, agora passamos para 336 mil pessoas ento houve um crescimento muito grande; e tivemos o ndice de transmissibilidade que deve ter tido uma leve alta. Quando comparamos com os casos confirmados 27 vezes mais, temos um nmero bastante elevado", disse.


O diretor do InstitutoAmostragem, Batista Telles indicou que a pesquisa foi realizada em 11 municpios, sendo encontrados 412 domiclios com casos positivos de novo coronavrus. "A stima rodada aconteceu entre os dias 17 e 20, conseguimos fazer 4009 entrevistas em 11 municpios, com uma margem de erro de 2%. Encontramos 412 domiclios com casos positivos, isso d uma taxa de infeco de 0,10276877%; e projetando na populao do Piau encontramos 336.386 pessoas com o coronavrus; essa taxa de infeco a stima onda permitiu que fizssemos essa estimativa, cresceu da sexta para stima duas vezes mais", disse.

Bianca Viana

Mais de Geral