Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:24

Mais de 10 mil peixes são encontrados mortos em Barragem no Piauí

A secretaria Municipal de Meio Ambiente de Júlio Borges ainda não se posicionou sobre o caso.

 CFom Informações: Portal ponto x

A colônia de pescadores do município de Júlio Borges, localizado na região Sul do Piauí, amanheceu na última segunda-feira, 08 de junho, com prejuízos devido mortandade de mais de 10 mil peixes criados em 22 tanques na “Barragem Algodões II”, entre os municípios de Curimatá e Júlio Borges. As causas das mortes estão sendo apuradas pelos piscicultores, uma amostra da água já foi colhida e está em análise. 

De acordo as informações, as prováveis causas são envenenamento por ureia, falta de oxigênio suficiente, ração contaminada ou envenenamento secundário de resíduos agrícolas, porém precisa-se aguardar os resultados das análises para saber realmente o que aconteceu.

Segundo o presidente da colônia, atualmente um grupo de 10 pescadores estavam responsáveis pelo criatório de pouco mais de 10 mil peixes, Tilápia e Tambaqui distribuídos em 22 tanques. Edcarlos, calcula que o prejuízo financeiro pode chegar a R$ 100 mil. A colônia conta com 100 associados.

As mortandades são caracterizadas pela morte repentina de um grande número de peixes ou outros animais em um curto período de tempo, geralmente em uma área bem definida. Podem ocorrer com um único grupo ou espécie, mas podem afetar diferentes tipos e tamanhos de organismos ao mesmo tempo; estas características podem revelar causas diferentes para as mortandades.

Conforme o presidente da colônia, essa notícia abalou a todos os piscicultores, pois foram meses de trabalho e muito dinheiro investido nesse projeto. “Em tempos difíceis seria uma forma de conseguir alguma renda, agora não sabemos o que fazer. É aguardar os resultados de análises que ainda estamos tentando fazer para saber o que realmente provocou a morte dos peixes”, disse.  

Bianca Viana

Mais de Geral