Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:59

Corpo de Bombeiros divulga nomes de piauienses vítimas de queda de avião

 Com informações do Meio Norte

O Corpo de Bombeiros da cidade de Sobral divulgou oficialmente a identidade das quatro pessoas mortas, sendo todas de Teresina, na queda do avião bimotor PT-RMN, da empresa de táxi aéreo Top Line, na noite de sexta-feira (15), na Serra da Ibiapaba, no município de São Benedito (CE).

No acidente aéreo morreram dois médicos, uma enfermeira e o piloto da aeronave: 

Pedro José Ferreira de Meneses era o médico que contraiu o novo coronavírus e estava sendo transportado de Sobral-CE para Teresina. Ele era piauiense, mas morava e trabalhava em Sobral. Ele atendia no Hospital Regional (HRN), em Sobral.

Leia também: Corpos dos quatro piauienses mortos em queda de avião são encontrados

Carlo Victor Sousa Rodrigues, médico residente de cirurgia geral no Hospital Santa Maria de Teresina, foi a Sobral para acompanhar o colega até Teresina. Carlo Victor Soares Rodrigues tinha apenas 29 anos e era natural de Picos (PI). Ele estudou no Instituto Dom Barreto e cursou medicina na Novafapi, em Teresina. Depois de formado, iniciou residência médica em cirurgia-geral no hospital Santa Maria. Rodrigues foi chamado por Félix para compor a equipe que acompanharia o translado do médico Pedro José Ferreira de Meneses, que necessitava de acompanhamento médico na viagem ao Piauí.

Mesma situação a enfermeira Samara Aline Félix. Ela coordenava o Núcleo de Educação e Urgência do Samu Estadual e atuou no órgão desde o início das atividades no Piauí. Ela deixa um filho de 16 anos.

"A enfermeira sempre foi exemplo de dedicação e profissionalismo ao exercer a profissão que amava e participar da capacitação de todo o Samu estadual com um empenho inspirador", destacou a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí), agradecendo o trabalho e a "contribuição para a evolução dos serviços de saúde do nosso estado." A enfermeira também trabalhava no Hospital Regional Leônidas Melo [que seria o de Barras-PI] e no Hospital Santa Maria, em Teresina.

A outra vítima foi piloto Paulo César Magalhães da Costa, de 62 anos de idade e mais de 40 anos de aviação. Ele era conhecido por realizar voos com políticos e empresários locais, que divulgaram notas lamentando o acidente e destacando seu profissionalismo. Entre os políticos, o senador Ciro Nogueira, a deputada federal Iracema Portela, os deputados estadual e federal Flávio Nogueira Jr. e Flávio Nogueira, e o deputado estadual Fábio Novo. 

"PC era um piloto experiente e um profissional exemplar, tive a oportunidade de fazer diversas viagens sob seu comando nas quais pude verificar sua capacidade, assim como a seriedade da empresa para a qual trabalhava, a Top Line", publicou o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI).

O ACIDENTE

O avião caiu no momento em que transportava o médico Pedro José Ferreira de Meneses, de Sobral (CE) para internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospital teresinense para tratamento de infecção por Covid-19.

Pedro Meneses era pneumologista que contraiu Covid-19 em Sobral, onde mora e estava sendo transferido para Teresina para ficar mais perto da família durante o tratamento. Para isso, ele precisava de profissionais que auxiliassem a sua busca.

O avião bimotor caiu em uma mata entre os sítios Santa Tereza e Meio do Topo, em São Benedito. O local é de difícil acesso e havia mal tempo no momento. Parte dos destroços pegou fogo no local.

Segundo Miguel Melo, agente de turismo que mora em uma casa nas proximidades da serra, "houve um estrondo". "Eu desconfiei da queda porque ouvi um barulho muito forte quando ele sobrevoou minha casa. Ele estava muito baixo", relata. Conforme ele, testemunhas se aglomeram no local do acidente.

AEROPORTO ESTAVA FECHADO

O avião teria apresentado falhas e o piloto Paulo César tentado aterrissar no aeroporto de São Benedito, mas as luzes estavam desligadas porque o aeroporto está em manutenção. O piloto teria feito vários sobrevoos pela cidade tentando encontrar a pista, mas o avião acabou caindo. Uma enfermeira também estava na aeronave.

O prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula, disse que o Aeroporto Regional de São Benedito não tinha informações de pousos e nem de decolagens recentes previstas para esta sexta-feira.

Da Redação

Mais de Cidades