Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:39

Ministra Damares diz que ficou ‘impactada’ com o tratamento com Cloroquina no Piauí

 Fonte Cidadeverde

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, desembarcou na Capital no início da manhã desta quinta-feira (14). Do aeroporto de Teresina, acompanhada da advogada Rubenita Lessa, ela seguiu para Floriano.

Ele visitou a prefeitura municipal, se reuniu com Conselheiros Tutelares e participu de videoconferência com a equipe médica que atua no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, e a médica piauiense Marina Bucar Barjud, que trabalha na linha de frente no combate à doença no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha. Foi de Marina o protocolo médico que foi adotado no município e já salvou pelo menos 8 pacientes em estágio inicial da Covid-19.

Ao sair do encontro, Damares afirmou que ficou “impactada” com as informações repassadas pela equipe médica que atua na instituição de saúde.

Durante a reunião, a ministra foi apresentada ao protocolo de tratamento dos pacientes com covid-19.  No município, há a  distribuição de kit de hidroxicloroquina e azitromicima para pacientes fazerem o tratamento em casa e tem conseguido bons resultados. O uso dos medicamentos de forma domiciliar só podem ser feitos com prescrição médica em pacientes com sintomas leves e com acompanhamento de equipes de saúde. O Hospital Tibério Nunes também está usando hidroxicloroquina e azitromicima, além de corticoides.   

“Todo mundo aqui resolveu arregaçar as mangas  e salvar vidas de uma forma extraordinária.  Estou saindo de Floriano impactada com o que vimos. Há uma união da Secretaria de Saúde, dos médicos, é uma união de forças salvando vidas. Graças a decisão do prefeito e dos médicos de desafiarem e resolverem salvar vidas”, destacou. 

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, destacou a parceria entre os gestores da saúde da cidade e a equipe médica. 

“É uma alegria poder receber a ministra e sua comitiva. Estamos juntos com os profissionais de saúde na execução de um importante protocolo. Há uma integração com a atenção básica. É um protocolo importante que salva vidas”, destacou.

MPF quer que governo e prefeitos disponibilzem cloroquina na rede pública

Enquanto Damares estava no interior do Piauí, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Piauí ajuizava Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para que a Justiça Federal obrigue,  imediatamente, a União, o estado do Piauí e o município de Teresina a disponibilizar a hidroxicloroquina e a azitromicina na rede pública para tratamento em pacientes com covid-19. 

O Ministério Público Federal quer que o tratamento usando a hidroxicloroquina e outras medicações seja utilizado na fase inicial da doença como determina o protocolo da covid-19.

O MPF também solicitou que a Justiça obrigue a União, Estado do Piauí e Município de Teresina a dar ampla publicidade ao protocolo e sua disponibilização na rede SUS (Sistema Único de Saúde) do Estado do Piauí, nos grandes meios de comunicação e, ainda, à população, no sentido de procurar os postos de saúde em 48 horas após os primeiros sintomas, mudando, assim, a orientação anterior do Ministério da Saúde. Por fim, em caráter excepcional, dado o estado de calamidade pública que enfrenta todo o país,  requereu o efeito extensivo da decisão para o nível nacional.

.

Mais de Política