Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:19

Médica é agredida por acompanhante após exame do paciente testar positivo para Covid-19 no Piauí

Neste domingo (10), a médica agredida foi submetida a exame de corpo de delito. Ela vai ficar afastada pelos próximos dias. 

 Com Informações: Cidade Verde

Uma médica plantonista foi agredida a socos por um filho de um paciente que apresentava sintomas compatíveis com a Covid-19. O caso ocorreu neste fim de semana, no Hospital Regional Leônidas Melo, na cidade de Barras,  interior do Piauí. A profissional de saúde teve hematomas no braço e registrou boletim de ocorrência. 

Laianne Santos, diretora geral da unidade de saúde, explica que a agressão teve início porque o filho do paciente não aceitou o diagnóstico da médica. O idoso chegou ao hospital com falta de ar. 

"Pela suspeita da doença, o idoso tinha que ficar em uma ala exclusiva para esses casos, mas o filho disse que não admitia que o pai ficasse sozinho. Então, ele falou que ia transferí-lo para um hospital particular e quando a médica foi tirar a cópia do prontuário, para liberar a saída do paciente, foi agredida a socos e insultada com palavras de baixo calão. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou o agressor para a delegacia de Barras, onde foi registrado o boletim de ocorrência", conta a diretora geral do hospital. 

"Essa é a terceira vez que médica e outros colaboradores são agredidos física ou verbalmente no exercício da função. Nosso repúdio enquanto gestão e estamos com ela que vai ficar afastada pelo menos por sete dias. Imagina o trauma psicológico que está sofrendo", pontua Santos. 

Ela acredita que as agressões não foram piores porque o esposo da médica estava no hospital e interveio na situação. Afastada há 70 dias de casa e da família, a diretora geral do hospital- que é fisioterapeuta- crê que a médica foi agredida por ser mulher. 

"Eu, como mulher, já passei por inúmeras situações. Infelizmente, alguns acreditam que somos sexo frágil e quando veem mulheres em cargos ou setores de maior importância, se acham no direito de usar a força física e verbal e não vamos admitir isso", disse Santos. 

"Enquanto profisssional, mulher e pessoa estou triste.  Há 70 dias estou em Barras sem ver meus pais, minha família. Vejo a dedicação de todos os profissionais, desde médicos, enfermeiros,  técnicos que também estão na linha de frente, se arriscando, e algumas pessoas de fora parecem não entender tudo o que a gente abdica por eles e para eles. Me coloco no lugar da nossa colega que trabalha conosco há quase quatro anos e sofreu essa agressão", acrescenta Laianne Santos. 

O caso foi comunicado também ao Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) que enviou nota de repúdio. 

"Atitudes dessa natureza são vigorosamente repudiadas por este Conselho Regional de Medicina que zela pela proteção e segurança dos profissionais médicos, estando atentos às suas necessidade e anseio. Nesse sentido, fica o alerta à direção dos estabelecimentos de saúde para que promovam todas as medidas indispensáveis a assegurar que os profissionais médicos possam exercer seu ofício sem pertubações desta e de outras ordens", informou trecho da nota assinada pela presidente do CRM-PI, Mírian Perpétua Palha Dias Parente.


Nota de Esclarecimento 

O Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras, lamenta informar que a médica plantonista Nereida karla, foi agredida durante seu plantão, na noite deste sábado (09), por um acompanhante de um paciente idoso, que deu entrada na unidade de saúde, com sintomas da Covid-19. 

O acompanhante não aceitou o diagnóstico apresentado pela médica e solicitou a transferência do paciente, que chegou a unidade de saúde, trazido pelo SAMU, com dispneia (falta de ar). Quando a médica foi tirar a cópia do prontuário, para liberar a saída do paciente, o mesmo a agrediu com socos, tomou o documento das mãos da profissional e começou a insultá-la com palavras de baixo calão. A Polícia Militar foi acionada e encaminhou o agressor para a delegacia de Barras, onde foi registrado o boletim de ocorrência. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Hospital Regional Leônidas Melo prestam toda solidariedade à médica Nereida Karla, neste momento em que os profissionais da saúde estão na linha de frente do combate a esta pandemia, com muita coragem e determinação.

Bianca Viana

Mais de Cidades