Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:31

Homem fura barreira sanitária, é preso pela polícia e morre em delegacia no norte do Piauí

 Fonte: cidadeverde.com e clique luzilândia

Um homem identificado como Raimundo Nonato Lima da Costa, suspeito de furar uma barreira sanitária entre Luzilândia-PI e o estado do Maranhão, morreu na madrugada desta sexta-feira (08), no hospital de Luzilândia, após passar mal na delegacia. A suspeita é de que ele teria sido torturado durante a prisão feita por policiais militares.  

O caso iniciou ainda na tarde quinta-feira (07), quando Raimundo Nonato não teria obedecido a ordem de parada e ainda teria ameaçado os policiais com uma arma branca. Os policiais teriam pedido reforço e saído a procura do homem, o encontrando em sua residência, na zona rural do município Luzilândia. 

Segundo relatos de familiares, Raimundo havia ido visitar a mãe no Porto Formoso, primeira localidade após atravessar a ponte para o Maranhão. Na ida havia apenas um policial na barreira e ele passou sem maiores problemas. Na volta à cidade de Luzilândia, ele novamente furou a barreira.

A família conta que ele foi perseguido, alvejado por tiros, mas não foi atingido. Raimundo se dirigiu à sua residência, onde ao resistir à abordagem e mostrar uma faca aos policiais, foi agredido com paus e levado a delegacia. A família afirma que há testemunha do ocorrido e que há sangue na residência, que comprova as agressões.

A nota da Polícia Militar, sobre o caso, afirma que “ao ser localizado, o indivíduo teria reagido, sendo contido e levado preso a delegacia.  Ao chegar na delegacia, o mesmo foi recolhido a cela, por ordem da autoridade judiciária e no final da tarde o indivíduo passou mal, sendo encaminhado ao hospital, onde veio a falecer no período da noite”, afirma a diretora de Comunicação Social da PMPI, tenente coronel Elza Rodrigues.

Com a morte de Raimundo, a perícia criminal e o Instituto Médico Legal (IML) de Parnaíba foram acionados e estiveram na casa da vítima. O site cidadeverde afirmou que no local onde o homem foi preso, os peritos fizeram o levantamento e recolheram objetos com marcas de sangue que foram entregues à Polícia Civil que vai investigar o caso. A perícia ocorreu na manhã de sexta (08), quase 24 horas depois da suposta tortura, já que a vítima havia sido socorrida. 

O corpo de Raimundo foi levado ao IML de Parnaíba e liberado ainda ontem, depois da perícia, para sepultamento. 

O Comando Geral da PM determinou abertura de Inquérito Policial Militar através da Corregedoria e o afastamento dos policiais militares envolvidos na ocorrência, inclusive apresentando os mesmos no Batalhão de Piripiri. Determinou ainda, ao presidente do inquérito policial militar, que seja juntado a perícia e exames realizados pelo Instituto Médico Legal.

O delegado Renato Pinheiro que está a frente das investigações, informou que decretou sigilo e não poderá falar sobre o caso.

Da Redação

Mais de Polícia