Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:57

Prefeitura oferece orientação psicológica à população através do 0800

Durante os atendimentos, os psicólogos irão escutar e avaliar quais as principais queixas, sintomas e limitações causadas no indivíduo em decorrência do distanciamento social ou da Covid-19.

 Com Informações: Cidadde Verde

O isolamento social, medida necessária para conter a disseminação do novo coronavírus, pode trazer efeitos nocivos na mente da população. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina inicia ,nesta segunda-feira (04), atendimento psicológico por telefone. É mais uma alternativa para ajudar na promoção da saúde mental das pessoas e evitar o agravamento de possíveis crises psíquicas, por meio do acolhimento e de escuta qualificada.

Para ter acesso ao serviço, formado por psicólogos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), basta ligar para o Alô Saúde: 0800 291 0084, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. “Com a iniciativa, as pessoas terão orientação psicológica sem a necessidade de sair de casa”, afirma o diretor de Atenção Básica, Kledson Batista.

Durante os atendimentos, os psicólogos irão escutar e avaliar quais as principais queixas, sintomas e limitações causadas no indivíduo em decorrência do distanciamento social ou da Covid-19. Todo o atendimento será sigiloso. Se houver necessidade, os profissionais indicarão a periodicidade da teleconsulta necessária ou poderão fazer encaminhamentos para a rede de saúde mental.

A gerente de Saúde Mental da FMS, Isabel Karine, relata que o mundo vivencia um período de incertezas e insegurança. “A população pode sentir medo de estar contaminada, ter crise de ansiedade, estresse, depressão, irritabilidade, e outras consequências psicológicas mais severas”.

Ela alerta que é preciso cuidar do corpo e da mente, nesse momento atípico. “É recomendado fazer atividades físicas e de meditação com o intuito de reduzir o medo e a ansiedade. Outra dica é seguir as orientações das autoridades de saúde para não se contaminar com o vírus, além de também evitar informações em excesso”, finaliza Isabel.

CAPS

Além do Alô Saúde, a  Fundação Municipal de Saúde (FMS) montou uma força tarefa para garantir o atendimento em saúde mental da população durante a pandemia do Coronavírus. Está sendo prestada assistência nos sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para pessoas com transtornos mentais graves e, ainda, o Provida, específico para atender quem tenta suicídio.

Os sete CAPs funcionam em dias úteis, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e estão voltados para atendimento de pessoas em situação de crise psiquiátrica. Esses locais realizam a triagem e o acolhimento de pacientes que buscam espontaneamente o serviço. A entrega de medicação também está funcionando, mas as atividades coletivas foram temporariamente suspensas para evitar aglomerações. 

Em Teresina, há ainda o Provida, ambulatório que conta com psicólogos e psiquiatras para atender pacientes que tentaram suicídio e que funciona dentro do Centro de Saúde Lineu Araújo. Já as consultas com psicólogos e psiquiatras em ambulatórios foram temporariamente suspensas, por determinação do Ministério da Saúde.

Em caso de urgências psiquiátricas, como surto psicótico e tentativa de suicídio, é possível chamar uma ambulância do SAMU, por meio do número gratuito 192, ou ir diretamente ao Hospital Areolino de Abreu, que é referência para esse tipo de atendimento e conta com médicos psiquiatras. 

“O ser humano não se constitui só de corpo, tem uma mente, que precisa ser cuidada, principalmente em tempo de quarentena. O sistema imunológico está intrinsicamente ligado à questão emocional. Se não cuidarmos bem da mente, essa pandemia pode ser muito mais perigosa e problemática para os piauienses”, alerta o psicólogo do CAPS II Leste, Cornélio Santiago

Dicas para manter a saúde mental no período da pandemia:

-Preste atenção aos seus sentimentos;
-Fique em contato com a sua rede de amigos por meio de telefone ou redes sociais;
-Mantenha rotina com atividades saudáveis;
-Busque informações sobre a pandemia em fontes confiáveis;
-Se possível, faça atividades que envolvam meditação;
--Se precisar falar com psicólogo, ligue para o 0800 291 0084, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h;
-Se houver necessidade, dirija-se à rede de saúde mental disponível em Teresina.

Confira endereços dos 7 CAPS de Teresina:

-CAPS AD
ENDEREÇO: R/ Quintino Bocaiúva, nº 2978 Bairro – Macaúba 
TELEFONE: 3215-7762   

-CAPS LESTE
ENDEREÇO: Rua Visconde da Parnaíba, 2435 – Horto Florestal 
TELEFONE: 3216-3967

-CAPS III
ENDEREÇO: Rua Costa Rica nº 466, Bairro Três Andares próximo ao Beto Som   
TELEFONE: 3221-6422/3221-0092

-CAPS SUDESTE
ENDEREÇO: R/Poncion Caldas, Bairro Colorado Loteamento Parque do Sol Renascença. Ao lado da U.B.S Redonda
TELEFONE: 3236-8747/3234-2506E

-CAPS NORTE
ENDEREÇO: Rua Presidente Lincoln  nº 4727,  Bairro –São Joaquim     
TELEFONE: 3213-2080

-CAPS II SUL
ENDEREÇO: Av. Barão de Gurguéia  2913, PIO XII  
TELEFONE: 3218-4865

-CAPS INFANTIL
ENDEREÇO: Rua Coronel César 1566 Morada do Sol
TELEFONE: 3223- 9661

Bianca Viana

Mais de Cidades