Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:24

Novos casos de Febre do Nilo são registrados no Piauí, diz SESAPI

Segundo informações da Sesapi, o novo caso registrado é envolvendo um adulto que foi internado em fevereiro deste ano no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

 Com Informações: GP1

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta terça-feira (28) que foi registrado mais um caso de Febre do Nilo Ocidental. Esse é o sétimo caso envolvendo a doença registrada no estado.

Segundo informações da Sesapi, o novo caso registrado é envolvendo um adulto que foi internado em fevereiro deste ano no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, com um quadro de meningoencefalite.

O paciente teria começado a sentir os sintomas durante a sua passagem pela cidade de São Paulo, mas ele mora na cidade de Água Branca. Após a sua melhora clínica, ele recebeu alta. Agora saiu os resultados dos exames realizados no paciente que confirmaram que se trata de uma Febre do Nilo

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí informou que outros seis casos correspondem a pacientes residentes nos munícios de Aroeiras do Itaim (2014), Picos (2017), Piripiri (2017), Lagoa Alegre (2019), Teresina (2019) e Amarante (2019). Casos em animais já foram registrados no Brasil, nos estados do Espírito Santo (2018), Ceará (2019) e São Paulo (2019).

A doença

Segundo o Ministério da Saúde, a Febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral causada por um mosquito, assim como Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre do Mayaro. O vírus é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex (pernilongo).

As medidas de prevenção recomendadas são semelhantes àquelas recomendas contra dengue, Zika e chikungunya: evitar a proliferação de criadouros e o contato com mosquitos transmissores. Um em cada 150 indivíduos infectados desenvolve doença neurológica severa devido a doença.

Bianca Viana

Mais de Geral