Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:05

Campomaiorense desenvolve respirador para paciente com covid-19 a baixo custo

 Com informações do cidadeverde

O professor campomaiorense Gildário Lima, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), é um dos pesquisadores da startup de Robótica TRON, de Parnaíba, que junto a parceiros e grupos de profissionais da área da saúde estão desenvolvendo um respirador mecânico para auxiliar no tratamento de pacientes com a covid-19. Se aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - vai custar oito vezes menos que os respiradores vendidos no mercado atualmente.

Gildário explica que valor do equipamento desenvolvido pela TRON deve sair ao preço de R$ 6 mil, enquanto os vendidos atualmente custam a partir de R$ 50 mil. 

"Esse ventilador parte de princípios coerentes, apresenta estabilidade, resistência e está pronto para ser submetido aos testes de liberação e fabricação", disse o professor pesquisador à TV cidade Verde.

O respirador pode ser usado em crianças e adultos, inclusive, em pacientes com sobrepeso. O ventilador tem outras vantagens como sensores de fluxo,  pressão, saturação de oxigênio, além de possuir integração com telemedicina, inteligência artificial e contar com perfis para ventilação assistida e controlada.

Com a estabilização, o protótipo segue para a fase de aperfeiçoamento, documentação e aprovação na Anvisa. 

Da Redação

Mais de Cidades