Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:34

Procurador se pronuncia sobre suspensão de decreto e diz: 'Pessoas estão passando fome em Parnaíba'

Ricardo Mazulo se pronunciou após a Justiça do Piauí suspender novamente o decreto do prefeito Mão Santa, que autorizava o funcionamento das atividades econômicas em Parnaíba durante a pandemia

 Com informações: GP1

O procurador-geral do municpio de Parnaba, Ricardo Mazulo, se pronunciou nesta quinta-feira (16) aps a Justia do Piau suspender novamente o decreto assinado pelo prefeito Mo Santa, que autorizava o funcionamento das atividades econmicas na cidade durante a pandemia de coronavrus (covid-19).

O advogado afirmou que a prefeitura recebe com tristeza a deciso, e teme que o isolamento e a proibio dos servios comerciais possam acarretar problemas como fome e depresso. Ricardo Mazulo, em um vdeo de aproximadamente dois minutos de durao, explicou todo o processo em torno do decreto, que foi suspenso pela segunda vez. Por deciso judicial esse decreto foi suspenso pelo prazo de 15 dias, esse prazo finalizou na segunda-feira, de forma que, na tera-feira esse decreto voltou a valer, e consequentemente o prefeito Mo Santa permitiu o retorno das atividades econmicas.

Contudo, houve uma nova deciso judicial no mesmo processo em que novamente se determinou a suspenso desse decreto, devendose seguir o decreto do governo estadual, do governador Wellington Dias, que impede que as pessoas exeram suas atividades econmicas, narrou. "Pessoas esto passando fome em Parnaba", diz procurador

O advogado afirmou que a administrao municipal de Parnaba recebe com muita tristeza a nova deciso, proferida pela juza Anna Victria Muylaert nesta quarta (15). Recebemos essa deciso com tristeza, o prefeito Mo Santa j determinou o cumprimento [da determinao judicial], vamos continuar discutindo isso judicialmente, declarou.

Na avaliao de Mazulo, a pandemia de coronavrus no o nico problema a ser enfrentado. Para ele, os desdobramentos das medidas de isolamento social tambm podem ser bastante prejudiciais populao. No Brasil morre uma mdia de 15 pessoas por dia por desnutrio, essa quantidade de mortes vai aumentar, pessoas esto passando fome em Parnaba, como no Brasil inteiro.

O mal do sculo, que a depresso, vai ser agravado, as pessoas esto em casa sem ter como colocar um prato de comida para seus filhos, ento isso vai gerar um problema psicolgico muito grave que vai prejudicar a populao, e nada disso est sendo levado em considerao, defendeu.

Entenda

O decreto assinado por Mo Santa, publicado no dia 26 de maro, permitia a manuteno das atividades econmicas no municpio, no entanto, a determinao da Prefeitura foi suspensa dois dias depois pela Justia, por meio de uma liminar da juza Anna Victria Muylaert, com durao de 15 dias.

Passado esse prazo, o documento assinado pelo prefeito tornou a valer na ltima segunda-feira (13), assim, foi determinado o retorno gradual do comrcio. Contudo, nesta quarta (15) a mesma juza reavaliou o processo e suspendeu novamente o decreto municipal, proibindo o retorno das atividades econmicas.

Bianca Viana

Mais de Geral