Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:02

Flávio Nogueira estabelece internação de infectados de Covid-19 com mais de 79 anos

A medida também determina que as unidades de saúde devem reservar, no mínimo, 10% dos seus leitos para pacientes de Covid-19 para este grupo.

 Com informações: Ascom

Os idosos costumam ser mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas – e a Covid-19, causada pelo novo Coronavírus, não é exceção. Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde colocam os mais velhos entre os mais suscetíveis e entre aqueles afetados pelos maiores índices de letalidade quando atingidos pelo novo Coronavírus.

Pensando nisso, o deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI) apresentou Projeto de Lei (818/20), que estabelece internação hospitalar em âmbito nacional de pessoas com mais de 79 anos de idade infectados com o Coronavírus. A medida também determina que as unidades de saúde devem reservar, no mínimo, 10% dos seus leitos para pacientes de Covid-19 para este grupo.

Nogueira argumenta que é preciso entender o momento e o real perigo que o novo Coronavírus representa aos pacientes dessa faixa de idade, que, ao serem infectados e desenvolverem a insuficiência respiratória, o quadro de saúde se torna mais grave comparado aos demais.

“Este grupo deve ter prioridade para internação hospitalar em todo país. Precisam de atenção redobrada porque, apesar de os cuidados para evitar a contaminação ter de ser o mesmo para todos, os resultados podem ser mais perversos para os de idade mais avançada”, frisa o parlamentar.

De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, o índice de mortalidade provocado pelo novo Coronavírus chega a 14,8% entre quem tem mais de 79 anos. Ele é dez vezes maior no âmbito desse grupo etário do que entre as pessoas incluídas na faixa entre 40 e 49 anos.

Na justificativa do projeto, Nogueira enfatiza que o Brasil tem a quinta maior população com idade avançada do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), e que a situação deverá dobrar até o ano de 2040. Além disso, essa faixa da população representa 13,5% da nação brasileira, o que justifica que se garanta, no mínimo, 10% dos leitos das unidades hospitalares para portadores do coronavírus que tenham mais de 79 anos.

Bianca Viana

Mais de Política