Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:15

Sobe para 11 o número de casos confirmados de Coronavírus no Piauí

O primeiro óbito confirmado pela doença, foi do prefeito Antônio Nonato Lima Gomes da cidade de São José do Divino.

 Com Informações: G1

Subiu para 11 o número de casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Piauí, segundo novo boletim divulgado neste sábado (28) pela Secretaria de Estado da Saúde. Ainda há 199 casos suspeitos no estado. Entre as confirmações, há um óbito confirmado pela doença, do prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, de São José do Divino, que morreu nessa sexta-feira (28).

Primeiro óbito

O paciente que morreu por conta da Covid-19, doença causada pelo vírus, foi o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes. Ele morreu na madrugada dessa sexta-feira (27) no Hospital Municipal Dr. José de Brito Magalhães, em Piracuruca. Antônio tinha 57 anos e chegou a ser atendido no hospital, mas não resistiu. Ele tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atendo quanto às formas de transmissão do vírus e os sintomas. O infográfico abaixo ilustra algumas dessas situações:

Da Redação

Mais de Brasil