Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:31

Educação Financeira: O que é e como aplicar na vida?

É preciso saber quando é hora de gastar ou frear gastos, saber onde encontrar melhores ofertas e lidar com a quantidade de dinheiro disponível são maneiras de ter mais qualidade de vida fazendo melhor proveito do seu orçamento.

 

Você sabe a importância da educação financeira para a sua vida? Tem noção do que ela é e se já se beneficiou de alguma forma da didática financeira para ter uma vida melhor e mais próspera?

Neste artigo nós falaremos um pouco mais sobre o que é Educação financeira, como ela pode ser importante e como aplicar pequenas dicas no dia a dia de modo a ter mais dinheiro para realizar os seus sonhos.

Mas o que é Educação Financeira?

O termo é utilizado para designar a instrução de pessoas a fim de melhorar a sua relação com o dinheiro. Sabe-se que a única forma de ter uma vida financeira mais próspera é se educando financeiramente para tomar boas decisões.

Por isso, ter noção de preços, saber quando é hora de gastar ou frear gastos, saber onde encontrar melhores ofertas e lidar com a quantidade de dinheiro disponível são maneiras de ter mais qualidade de vida fazendo melhor proveito do seu orçamento.

Por que a Educação Financeira é realmente importante?

Ao longo do tempo, muitas análises foram feitas da forma como as pessoas lidam com o dinheiro. O que se percebe é que o indivíduo com educação financeira de qualidade tende a ser mais próspero, ainda que ganhe menos do que muitas outras.

Com isso, se descobriu que saber lidar com o dinheiro é muito mais importante do que uma grande quantidade à sua disposição.

É por essa razão que pessoas premiadas na loteria tendem a perder todo o seu dinheiro em pouco tempo. Quem não sabe lidar com o dinheiro pode ter grandes fortunas, mas dificilmente ela vai durar e perpetuar por gerações.

Por outro lado, pessoas que possuem menos dinheiro, mas uma educação financeira adequada são capazes de gastar melhor, ganhar mais, realizar seus sonhos e viverem satisfeitas com a vida que tem.

Como aplicar educação financeira na vida

O primeiro passo é aprender a falar sobre dinheiro. Muitas pessoas tem a crença inconsciente de que dinheiro é sujo e a raiz de todo mal. Esta é uma crença que deve ser desconstruída, fazendo com que o dinheiro se torne até mesmo um assunto mais agradável.

Para isso, converse mais sobre dinheiro em casa, faça planejamentos e incentive a sua família a discutir mais sobre as possibilidades de economizar, ganhar mais dinheiro, gastar bem e investir melhor.

Veja abaixo um pouco mais sobre os três pilares para uma educação financeira de qualidade.

1 – Aprenda a gastar bem

É muito importante que você saiba dar valor ao dinheiro que tem. Por isso, sempre que for efetuar uma compra, tente utilizar mais a razão e não comprar as coisas por impulso.

Reveja também as suas prioridades. Muitas pessoas acham caro pagar R$60,00 em uma academia, mas pagam facilmente este valor em uma pizza. O mesmo acontece com cursos, livros e bem estar sendo rejeitados em detrimento de balada, bebida e itens caros.

Aprender a gastar bem e investir o seu dinheiro no que pode te trazer mais retorno é um pilar importantíssimo.

Além disso, procure analisar as suas finanças para saber onde o seu dinheiro está sendo jogado fora. Você vai se surpreender com a quantidade de coisas que não usa e tiram dinheiro do seu bolso.

2 – Ganhe mais dinheiro

Se você acha que ganha pouco, procure maneiras de fazer renda extra para conseguir mais dinheiro para sobrar no fim do mês. Existem diversas formas de ganhar um dinheiro extra:

  • Vender doces
  • Passear ou cuidar de cães
  • Vender salgados
  • Dar aulas particulares
  • Empreender na internet
  • Trabalhar como freelancer
  • Lavar carros da vizinhança

Se você realmente não tem tempo para fazer algo físico, empreender na internet pode ser muito satisfatório. Você pode registrar um domínio, contratar um servidor de hospedagem de sites e criar um blog para dar dicas sobre um assunto que domina.

Um blog pode ser monetizado de diversas formas:

  • Publiposts
  • Anúncios
  • Vendas de afiliados
  • Produção de cursos (conteúdo extra)

Essas são algumas maneiras de ganhar dinheiro online. Existe uma infinidade de coisas que você pode fazer para ter uma renda extra no fim do mês.

3 – Invista melhor

Este é um passo mais avançado, mas um pilar fundamental na educação financeira. Comece a conhecer mais sobre os tipos de investimento que podem fazer o seu dinheiro render.

Depois de conhecer um pouco mais sobre eles, escolha aquele que mais atende às necessidades dos seus objetivos futuros e deixe o seu dinheiro trabalhar por você.

É possível também investir em negócios, caso você esteja desempregado e precisando de uma fonte de renda principal.

A dica da hospedagem de sites pode ser ótima para criar um blog ou loja virtual, investindo na criação de um negócio que vai te trazer dinheiro ao longo do tempo.

Se eduque financeiramente e seja mais próspero

Gostou de saber um pouco mais sobre a educação financeira? Nós recomendamos fortemente que você conheça mais sobre o assunto para ter uma vida mais próspera.

Por fim, lembre-se que pequenas mudanças podem representar grandes resultados em médio e longo prazo. Por isso, não espere ter muito para começar a se educar em relação ao dinheiro.

Deixe o seu comentário ou dúvida para que possamos te ajudar a ter uma vida mais estável e ir mais a fundo no assunto!

Da Redação

Mais de Economia